Quer aprender a fazer as boxer braids? A gente te ensina! - Foto: Ludmila Bernardi
Quer aprender a fazer as famosas boxer braids? A gente te ensina! – Foto: Ludmila Bernardi

Por Camilla Bello

As tranças boxeadoras ou boxer braids, frequentemente usadas pelas lutadoras de boxer, como o nome sugere, deixaram os ringues para invadir as ruas e até os red carpets mais disputados mundo afora. Criado originalmente para evitar que o cabelo caisse no rosto das lutadoras ou de atletas durante práticas esportivas, acabou se tornando o penteado queridinho de celebridades como Kim Kardashian, Khloe Kardashian, Kendal e Kylie Jenner, Katy Perry, Selena Gomes, Hailey Baldwin e até da pequena North West.

A trend capilar do momento parece mirabolante e difícil de reproduzir, mas, na verdade, não exige maiores talentos, são apenas duas tranças laterais embutidas. Duvida? Em parceria com o Studio W Iguatemi, com o – querido! – hair stylist Walter Leal, e com participação especial de Carol de Barba, do Site RG, produzimos um tutorial para te ajudar a aderir de vez ao look fierce.

Passo 1 - Foto: Ludmila Bernardi
Passo 1 – Foto: Ludmila Bernardi

Primeiro passo: é importante que os cabelos não estejam escovados, quanto mais naturais, melhor. Mas, se você quiser deixar a trança mais arrumada por mais tempo, para um evento, por exemplo, pode escovar a parte da frente da cabeça, apenas para domar os fios mais rebeldes. Outra dica é passar uma cera ou pomada no comprimento do cabelo, isso irá te ajudar a ter um maior controle sobre ele na hora do trançado — Walter usou a Taffy – Healing Style, da L’Anza (confira abaixo).

Passo 2 - Foto: Ludmila Bernardi
Passo 2 – Foto: Ludmila Bernardi

Passo dois: divida a raiz do cabelo no centro da cabeça em duas partes iguais, a partir do topo da testa até o fim da nuca, e prenda cada uma separadamente.

Passo 3 - Foto: Ludmila Bernardi
Passo 3 – Foto: Ludmila Bernardi

Passo três: passar uma pomada em spray na risca feita no centro da cabeça. Ela irá alinhar a raiz, reforçar o efeito sujinho e garantir uma textura bacana. Para o passo a passo, o hair stylist utilizou o Spray Wax – Flexible Style, da Paul Mitchell (que você confere abaixo).

g-passo-a-passo-tranca-boxeadora-harpers-bazaar-foto-ludmila-bernardi-11
Passo 4 – Foto: Ludmila Bernardi

Passo quatro: soltar um dos lados e fazer uma divisão no topo da cabeça, na franja, em formato de um triângulo.

Passo 4 - Foto: Ludmila Bernardi
Passo 5 – Foto: Ludmila Bernardi

Passo cinco: a partir disso, divida a mecha em três para começar a fazer a trança. É fundamental respeitar o formato do encaixe acima, jogando o cabelo pra dentro, ou por baixo, para que a trança fique embutida, do contrário, ela vai ficar escondida. Para um efeito mais bonito, tenha sempre um pouco de pomada na palma das suas mãos.

Passo 5 - Foto: Ludmila Bernardi
Passo 6 – Foto: Ludmila Bernardi

Passo seis: siga fazendo a trança por toda extensão dos cabelos, sempre pegando mechas finas – quanto mais fina, mais presa irá ficar.

Passo 6 - Foto: Ludmila Bernardi
Passo 7 – Foto: Ludmila Bernardi

Passo sete: é importante que a ela esteja bem apertada na cabeça, para ficar mais rente da raiz.

Passo 7 - Foto: Ludmila Bernardi
Passo 8 – Foto: Ludmila Bernardi

Passo oito: se você conseguir chegar ao resultado acima, parabéns, esse passo fica liberado para a comemoração!

Passo  - Foto: Ludmila Bernardi
Passo 9 – Foto: Ludmila Bernardi

Passo nove: repita todos os passos anteriores no outro lado da cabeça, sempre tomando cuidado para que os dois estejam alinhados o mais equivalentemente possível. Vá tomando cuidado para deixar as tranças na mesma altura. Não se assuste, não é difícil, é tudo uma questão de prática.

Passo  - Foto: Ludmila Bernardi
Passo 10 – Foto: Ludmila Bernardi

Passo dez: por último, mas não menos importante, finalize tudo com um spray de fixação leve, que vai tirar o frizz sem deixar as madeixas duras  — Walter elegeu o Worked Up – Express Style, também da Paul Mitchell (veja abaixo). Isso vai garantir que você dance, malhe, ou faça outras atividades durante o dia sem destruir toda a sua obra.

Produtos utilizados - Foto: Ludmila Bernardi
Produtos utilizados – Foto: Ludmila Bernardi

Acima, tome nota de todos os produtos utilizados para chegar ao resultado final.

Dica extra - Foto: Ludmila Bernardi
Dica extra – Foto: Ludmila Bernardi

Dica extra: para desapegar do mood superguerreiro e do acabamento esportivo e deixar o visual mais descontraído, basta ir puxando e soltando as hastes das tranças, deixando-as mais largas. A variação fica mais despojada, quase como se fosse um outro penteado.

Agora é com você!

Leia mais: 
Tutoriais de maquiagem com Fabi Gomes, da M.A.C Cosmetics
Fernando Torquatto é o novo embaixador global da L’Oréal Professionnel
#BeautyBazaar: os lançamentos do mercado de beleza
Quer fazer um cat eye perfeito? Conheça a Liner.Designer!
Exclusivo: um bate-papo com Munra, it-coach das celebs fitness
Fabiana Gomes responde: pode maquiagem na praia?