Peça de Junko Koshino com estampa desenhada Go Yayanagi - Foto: Reprodução
Peça de Junko Koshino com estampa desenhada Go Yayanagi – Foto: Reprodução

por Juliana Monachesi

Miuccia Prada colocou novamente em voga a parceria entre estilistas e artistas plásticos, mas a estratégia vem de longe – e costuma ser frutífera das mais diversas formas. Uma delas pode ser conferida a partir de amanhã no Instituto Tomie Ohtake, que apresenta a parceria da estilista japonesa Junko Koshino com o conterrâneo artista Go Yayanagi na expo OPA! Uma Alegre Revelação.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A exposição, organizada pela Gallery+BTAP de Tóquio e Dô Cultural de São Paulo, reúne peças de vestuário, tecidos de seda com estampa assinada pela dupla, telas e desenhos. E foi concebida para mostrar como o design de roupa se apropria diretamente das artes visuais. Os dois artistas compartilham o interesse antigo pelo Brasil. Yayanagi morou no país na década de 1950 e atribui à convivência com as cores daqui a luminosidade de seu trabalho. Junko criou figurino para o Carnaval 2013, no qual, inclusive, desfilou.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Serviço:
Abertura, amanhã, 22/1, às 20h. A expo fica em cartaz até 16/3, sempre de terça a domingo, das 11h às 20h, no Instituto Tomie Ohtake (av. Faria Lima, 201, com entrada pela rua Coropés, em Pinheiros, tel. 0/xx/11/245-1900) :: institutotomieohtake.org.br