Por Carolina Andraus
A Casa Cipó, multimarca ultradescolada de Carina Duek, lançou nesta quinta-feira (29.09) em primeira mão o livro “Proud South” da renomadíssima estudiosa de tendências Lidewij Edelkoort, uma pensadora intuitiva que viaja o mundo estudando a evolução das tendências socioculturais. Edelkort cria livros de tendências com dois ou mais anos de antecedência que são ferramentas usadas por estrategistas, designers e profissionais de marketing de marcas internacionais.
“Proud South” é uma experiência visual fascinante que celebra as forças criativas das partes do sul do planeta. Através das lentes coloridas e expressivas da moda contemporânea, fotografia, estilo e arte, Lidewij Edelkoort e Lili Tedde reúnem talentos emergentes e estabelecidos de todo o mundo, ilustrando que o eixo da criatividade global mudou drasticamente. Com mais de 400 páginas de imagens inspiradoras, este compêndio expansivo também é um objeto cobiçado, projetado por Mariola Lopez Mariño, colocando os visuais no pedestal que merecem e orgulhosamente selando-os em uma sofisticada jaqueta dourada.
Edelkoort investigou vários temas que conectam talentos sensacionais que vêm da América Latina, África, Sul da Ásia e Sudeste Asiático. Não definido por mapas, hemisférios ou o rígido sistema de moda do norte, o “Proud South” representa um movimento internacional emancipado. Como observa Edelkoort, “uma geração de criativos do sul está se levantando, expressando o artesanato local, abraçando materiais regionais, reconhecendo práticas ancestrais e valorizando valores indígenas”. Uma sensação de entusiasmo é perceptível ao longo deste livro único, tão palpável que Edelkoort diz que se sente “como estar em uma panela de pressão, criando sabores locais com um senso de urgência”.
Após acompanhar a engenhosidade do sul por várias décadas, Edelkoort explica exatamente o que torna o sul tão especial: “Cada peça tem uma alma e cada foto sabe como capturar uma, elevando a moda a um domínio totalmente diferente de força totêmica e enfática. Itens comuns são retirados de suas funções cotidianas, adquirindo status de outsider e conhecimento de insider, sendo ao mesmo tempo únicos e universais. Esses estranhos poderes gravitam em torno uns dos outros como átomos de uma bomba estética criativa, esperando para explodir no centro do palco da moda, capturados por designers talentosos e marcas inteligentes.”
“Eles são então eternizados por fotógrafos excepcionais que fizeram questão de abrir as comportas da criatividade do sul, espalhando novas ideias em uma paisagem de outra forma sombria e repetitiva do design de moda, serpenteando com uma sensação de admiração, desdobrando o poder de expressão para o que o sul design pode se tornar”, continua. Moda, estilo, materiais, motivos e cores são, portanto, inovadores de inúmeras maneiras. No entanto, o poder do sul também lidera pelo exemplo, ensinando as importantes lições de descolonização, inclusão, ecologia, harmonia espiritual e graça.
O livro inclui ensaios de colaboradores respeitados, como o escritor e jornalista Modupe Oloruntoba, a ativista têxtil e artesanal Kavita Parmar, o autor e colecionador Keith Recker e a artista de moda Carla Fernandez com seu forte manifesto. Os perfis destacam vários talentos influentes, incluindo o fotógrafo marroquino Mous Lamrabat, o artista senegalês Omar Victor Diop, a marca indiana Pero e a marca de malhas Xhosa Maxhosa. Ensaios fotográficos ilustram o orgulho sulista com entusiasmo, desde o trabalho do renomado Jackie Nickerson até a série inédita de Carrot Picker Girls de Neville Trickett. Um portfólio adicional em preto e branco explora a história da fotografia nas regiões do sul, descriptografando as origens da atual onda de talentos.
Edelkoort trabalhou para algumas das empresas mais conhecidas do mundo, aconselhando como, por exemplo, a Coca-Cola sobre como Sprite deveria se comunicar com arquétipos de jovens emergentes; definir como as percepções ocidentais da cultura japonesa podem beneficiar a Nissan para melhorar as vendas e construir sua identidade no exterior; explicando como tecnologia, design e serviços serão afetados por redes sociais recém-formadas entre consumidores com menos de 20 anos para a Time Warner Cable; fazendo a previsão de novos arquétipos de consumo para o Esprit até 2068; e propondo ideias de desenvolvimento de negócios para a expansão da Lacoste em novos campos de interesse fora da moda.
O livro de Edelkoort está à venda na Casa Cipó, de Carina Duek, boutique multimarca com curadoria super eclética que traz designers garimpados pelo Brasil e o mundo, sempre com um olhar inovador, com a busca de novos criadores, um viés de sustentabilidade, e a curadoria com um olhar contemporâneo, que navega desde o Brasil, passando por nomes ingleses até designers garimpados em países escandinavos.
“Proud South” pode ser considerado a ferramenta mais envolvente para descobrir quais tendências estão em alta nos próximos anos. Com um olhar incrivelmente perceptivo e belo, a especialista em previsão, Edelkoort, sabe como trazer conhecimento e encantar!
@carolina.andraus é formada pela FGV, ex-mercado financeiro, empreendedora, desenvolveu e vendeu diversas empresas no mercado imobiliário. Globetrotter e cidadã do mundo, já morou em Londres, Paris, Nova Iorque, Boston, Istambul e Frankfurt. Recentemente voltou a estudar na Harvard Business School e passou a escrever sobre mulheres inspiradoras, comportamento, e viagens.