Foto: Vitor Milagres

Por Diogo Rufino Machado

A linha tênue entre virtual e real a cada dia parece bem menor. Até ontem o filme “Avatar” era apenas coisa de filme. Hoje, ele já realidade. Podemos mergulhar em novos mundos, desbravar novos espaços, criar outras dimensões e misturar realidade com ficção. Eis que atingimos uma nova era em que o mundo virtual cada vez mais adentra o mundo real.

Na moda não seria diferente. Ano passado, vimos uma marca angolana, desfilando um look totalmente virtual e sem manequim. Muitos desfiles foram totalmente virtuais com bonecos, protótipos e vestidos criados por computação gráfica e designers em 3D.

Hoje nós lhe apresentamos “Íon”, uma realização da BRIFW, comunidade latina de moda imersiva, em parceria com a marca Lucas Leão.

Foto: Vitor Milagres

Ela é também chamada de metaverso porque permite ao usuário criar um avatar e partir dele navegar, andar, ouvir e interagir com um ambiente totalmente virtual. Apontado como o futuro na criação de experiências, ele promete revolucionar o mundo real, a moda e o varejo.

O metaverso vai até 17 de julho e merece ser conferida de perto por você, ainda mais se você curte moda, tecnologia e exposições. É como se você voltasse ao mundo dos games e estivesse literalmente dentre um, mas com a intenção de visitar uma galeria ou museu.

Foto: Vitor Milagres

Ele é 100% gratuito e pode ser visitado por meio do acesso no site oficial. Para adentrar no ambiente, primeiro você tem criar o seu avatar, que é uma cobra ou escorpião, mas por que esses animais? Propositalmente, você se rasteja dentro da exposição. As teclas de direcionamento permite uma locomoção rente ao chão.

O cenário ou melhor o ambiente contém elementos de paisagens naturais (blocos de areia e lagos) bem como de artificiais (como uma construção e um lado de galeria de arte). Ao caminhar e percorrer os ambientes você pode encontrar as peças da coleção do estilista Lucas Leão.

Elas são divididas em quatro blocos. O acervo conta com desenvolvimento têxtil, estamparias e protótipos 3D. Essas peças podem ser vistas de vários ângulos e até mesmo 360º. Além disso, você pode ouvir sobre o processo criativo com vídeos e talks sobre a exposição da coleção. No meio do caminho você encontra moodboards e murais de referência sobre a criação, ou seja, uma verdadeira imersão dentro da coleção do estilista.

Realização: BRIFW
Construção e Desenvolvimento do Metaverso da Exposição: Vitor Milagres
Desenvolvimento do Metaverso dos Talks: Nowhere, Jon Morris (CEO), Ana Constantino (COO) e Maxx Berkowitz (Chief Creative Officer / Design Director)
Avatares e Roupas Digitais: Zebra 3D Fashion Studio
Artista Digital e Designer Gráfico: Henrique Soares
Empresas apoiadoras: Werner e Dell Anno