O aqrtista Julian Schnabel - Foto:reprodução/Bazaar
O aqrtista Julian Schnabel – Foto:reprodução/Bazaar

Por Dudi Machado

Um dos mais célebres artistas norte-americanos da atualidade, Julian Schnabel resume bem o conceito de ser maior do que sua própria obra. De personalidade forte e criações idem, o contemporâneo Schnabel ganha exposição no Masp – 25 de seus trabalhos mais imponentes estarão reunidos no museu.

A obra Jane Birkin - Foto:reprodução/Bazaar
A obra Jane Birkin – Foto:reprodução/Bazaar

Julian estará em São Paulo para a abertura de Julian Schnabel – LA NIL – Pinturas 1988-2014, mostra que faz seu début na capital paulista nesta quinta-feira (04.09), depois de longas negociações do curador Teixeira Coelho.

Velas de embarcações encontradas ao acaso, lona encerada, bandeiras de navegação e fotografias digitalizadas e impressas foram matéria-prima para muitas das obras,pintadas ao ar livre, em Palm Beach, na Flórida. A exposição inclui ainda encerados de uso militar, feitos em homenagem ao grande artista e seu amigo pessoal Cy Twombly. A mostra incluirá também alguns de seus filmes.

Schnabel é reconhecido ainda na seara do cinema: foi premiado por filmes como O Escafandro e a Borboleta. Um excêntrico nato,foi ele quem popularizou o look pijama de seda, trazendo-o do quarto para a rua, a qualquer hora. Apenas alguns exemplos que fazem dele um multiartista à frente de seu tempo. A expo fica no local até 7 de dezembro de 2014.