A Gucci apresenta um livro de arte em edição limitada, com fotografias de grego Yorgos Lanthimos, multiartista que é diretor de cinema e teatro, produtor e roteirista.
Inspirado pela visão do diretor criativo da Gucci, Alessandro Michele, Lanthimos cria um instigante portfólio de imagens para a coleção cruise 2020 da marca italiana, tendo como cenário a Leda Gallery da Villa Torlonia Albani, em Roma.
A Villa Albani Torlonia foi projetada em meados do século 18 pelo arquiteto Carlo Marchionni, que se inspirava em nomes Giovanni Battista Nolli, Giovanni Battista Piranesi e Johann Joachim Winckelmann. Ela abrigava uma prestigiada coleção de antiguidades com curadoria do Cardeal Alessandro Albani, sobrinho do Papa Clemente XI. A vila era uma potência cultural, hospedando inúmeras discussões sobre a ascensão do novo estilo neoclássico, shows, danças e comédias.
A galeria Leda foi construída nos terrenos da Villa, lar de uma coleção excepcional de obras gregas e romanas. Seu nome veio de uma estátua chamada “Leda e o cisne” atribuída a Timóteo.
O título da publicação, “Oviparity”, também acena para o mito grego de “Leda e do cisne”: em algumas versões da história, Leda, seduzida por Zeus na forma de um cisne, põe dois ovos dos quais dois de seus filhos são chocados.
As imagens de Yorgos Lanthimos retratam homens e mulheres idosos cuja pele branca imita a palidez de mármore. Eles posam como estátuas ou modelos de artistas e interagem com jovens vestindo roupas coloridas e estampadas da Gucci, que estão no auge da juventude.
Muitas vezes, esses corpos jovens e idosos se abraçam ou se tocam com ternura, levando o espectador a considerar a relação entre as eternas e belas estátuas esculpidas e suas vidas transitórias.
A atmosfera de arte e cultura sumptuosas e históricas é perfeitamente capturada por Yorgos Lanthimos ‘ lente. Não estranho à teatralidade, o artista não apenas escreveu e fez filmes – como também é um vencedor de um prêmio em Cannes e indicado ao Oscar.
A obra custa € 70 (cerca de R$ 327), distribuído pela IDEA Books, a editora independente com sede em Londres. Também estará disponível no Gucci Garden em Florença e no Gucci Wooster, em Nova York. Graças a este projeto, a Galeria Leda da Villa Albani Torlonia será restaurada.
Leia mais:
Gucci: década de 70 é a elegância do agora
Gucci apresenta exposição sobre Nick Cave
Gucci celebra o fim do ano escapando para um cruzeiro