
Sade – Foto: Jacques Langevin/Sygma via Getty Images
Antigamente, era de costume que as gerações mais novas descobrissem costumes, tendências e culturas através de seus pais e familiares. Agora, cada vez mais, a nova geração está conhecendo o que marcou o passado através do TikTok. Além do que é realmente novo, os jovens estão descobrindo e tendo o primeiro contato músicas clássicas e cantores que marcaram épocas. Desde as canções originais até novas versões que desafiam o algoritmo, a rede social foi responsável por trazer a tona alguns personagens do passado. Desta vez, foi Sade Adu que foi “descoberta”. No entanto, engana-se quem pensa que os hits icônicos da artistas marcam presença na plataforma de vídeos. A proposta da vez são as “Sade Girls”, que ditam tendências se inspiram no visual da cantora anglo-nigeriana. Para ilustrar o impacto dessa nova “aesthetic” nas redes sociais, basta observar a enorme quantidade de vídeos que a referenciam. O termo, usado para descrever composições harmoniosas de imagens relacionadas a um estilo de vida específico, é a sensação do momento. Um tutorial de maquiagem intitulado “Sade Girl Makeup” já conquistou mais de 790.000 curtidas no TikTok, enquanto vídeos no YouTube e no Instagram explorando o estilo de vestir da cantora acumulam até 60.000 visualizações. Esses números evidenciam não apenas o poder de influência de Sade, mas também a relevância da estética, algo que ela não expõe a anos. Inclusive, algumas imagens de referência nem são da própria cantora.
@_inspoaesthetic_ #sade #sadedits #fyp #viral #go #makeup #fashion #lifestyle #fyy ♬ Smooth Operator (Single Version) – Sade
De Ibadan, na Nigéria, a artista é conhecida por sua voz distinta e seu estilo musical que combina elementos de soul, jazz, R&B e pop. Foi em 1980, que ela e sua banda, nomeada com seu nome, ganharam destaque lançando álbuns aclamados como “Diamond Life” (1984), “Promise” (1985), “Stronger Than Pride” (1988) e outros. Ao longo de sua carreira, a artista de 65 anos recebeu diversos prêmios, incluindo Grammy Awards. Além de sua voz única, suas canções icônicas são conhecidas por sua sensualidade, melancolia e sofisticação, características cada vez mais raras de alcançar na atual indústria música. Ao contrário de artistas da época, que acreditavam que, para sustentar suas carreiras, precisavam se expor o máximo possível na mídia, Sade ia contra, deixando que as músicas a definissem. Para isso, hits não faltam. Inclusive, aqui, o termo “hit” não é usado para sustentar os recordes nas paradas musicais, e sim para cravar a importância de cada canção. Até hoje, as músicas de Adu não passam em branco. Qualquer playlist com um trabalho dela tem seu valor.
Desta forma, diversos artistas da nova geração exaltam Sade. O rapper Drake, por exemplo, pode até ser odiado pelo público brasileiro, mas possui uma tatuagem do rosto da cantora em seu corpo. Já na música brasileira, a cantora Céu chegou a colocar um cover da cantora, “Paradise”, em seu último disco: “Um Gosto de Sol”. Infelizmente, o trabalho mais recente de Sade é o disco “Soldier of Love” lançado em 2010. No entanto, quando ela e sua banda terminaram a turnê do álbum de 2000, Lovers Rock, ela desapareceu dos palcos, capas de revistas, colunas de fofocas e outras zonas de promoção de celebridades. De maneira silenciosa, em 2018, ela também lançou a inédita “Flower of the Universe” para a trilha sonora do filme “Uma Dobra no Tempo”, da Disney. Desta forma, não ocorreu um comeback oficial e esplendoroso, como merece.
Em outubro do ano passado, veículos internacionais noticiaram que a musa estaria pronta para retornar na música ao voltar aos estúdios para preparar um disco de inéditas. Ainda não se tem atualizações sobre o fato. Longe das redes sociais, Sade costuma aparecer nas redes sociais do filho, o modelo Izaak Theo Adu. Se a tendência do TikTok for responsável por seu retorno na música, aí sim só temos a agradecer. Agora, se daqui alguns meses o termo cair por terra, para substituir por outro “aesthetic”, não faz jus a carreira da nigeriana.
Ver essa foto no Instagram