
Hilton Morumbi – Foto: Divulgação
por André Aloi e Baárbara Martinez
Uma das maiores cidades do país completa 470 nesta quinta-feira (25.01). Repleta de oportunidades, pessoas e diferentes culturas, São Paulo é enérgica, acolhedora e imensa, tão grande que é impossível escolher apenas um só local para definir a capital paulista. Para criar um roteiro perfeito em comemoração ao dia especial, Bazaar convidou personalidades que passaram a chamar São Paulo de sua e possuem uma conexão diferenciada com diversos locais.
“Meu lugar favorito de São Paulo é a Pinacoteca. Um dos meu lugares favoritos para ver exposições, sem contar a localização, ao lado do Bom Retiro, um bairro de cultura e gastronomia super intensas”, comenta Carol Lauriano. Falando em arte, Claudia Raia, que vive a Tarsila em sua nova peça na cidade, escolheu dois locais: também a Pinacoteca e o MASP. “As exposições são incríveis e o acervo permanente deles é impecável, com muitas obras brasileiras, inclusive de Tarsila do Amaral e alguns de seus contemporâneos, como Di Cavalcanti, Victor Brecheret. Foram lugares que me inspiraram muito na criação para o musical “Tarsila, A Brasileira”. A estreia do espetáculo, inclusive, foi pensada para ser uma grande homenagem à cidade de São Paulo, que abrigou a Semana de Arte Moderna de 22. Por isso, estreamos hoje, dia 25 de janeiro, no Teatro Santander”, entrega.
Para a cantora Giulia, a Vila Madalena é o seu local do coração. “Foi um dos primeiros bairros que explorei quando cheguei na cidade pra morar, e fiquei encantada pelas ruas vibrantes e cantinhos especiais espalhados pelo bairro. as pessoas, de todas as idades, algumas morando em casinhas de vila coloridas e charmosas, sempre correndo de um lado pro outro atrás dos seus sonhos. senti algo um pouco boêmio no ar, e desde então as minhas visitas pra lá acabam acendendo as minhas células da inspiração de uma maneira única”, comenta a artista.
Impossível falar da cidade e não ressaltar o centro, um dos locais favoritos da cantora Luedji Luna. “Meu local é o Aparelha Luiza, um lugar de aquilombamento, comida boa e gente bonita”, afirma. “O Teatro municipal tem um lugar e especial no meu coração. Quando era pequena assisti algumas operas com o meu avô, passei muitos anos indo pra lá quando estudava balé e tive a oportunidade de me apresentar naquele palco por conta disso. Assisti Bibi Ferreira ao vivo e em cores cantar na sua própria premiação. Agora, mais velha, pude apreciar o bar dos arcos com pessoas que amo, assistir a estreia da minha amiga Giulia como atriz em depois do universo e de alguma forma eu sempre volto pra lá por algum motivo especial”, divide Any Gabrielly. Para Mariana Ximenes, as memórias da região são imensas: “Ia com meu pai para lá [o centro] e ele sempre me levava para os pontos turísticos. Depois, fui também com a escola. Lá tem o Theatro Municipal; o Edifício Copan, que tem um projeto arquitetônico lindo; tem restaurantes muito gostosos, como Dona Onça, Casa do Porco; tem a Livraria Megafauna. O Centro da cidade é uma região com história e cultura”.
Com tantas opções gastronômicas, Airon Martin conseguiu escolher um restaurante que faz seu coração bater mais forte. “O lugar que eu mais frequento é a lanchonete Frangrill na Cardeal, parece que estou comendo em casa”, diz o designer, que inaugura uma nova loja da Misci, desta vez no bairro do Jardins. Ainda no quesito alimentação, Xênia França ressalta: “Gosto muito de sair para comer, almoçar, jantar e brunch. Hoje em dia, gosto muito do Rosewood Hotel. O restaurante lá é ótimo, funciona até de madrugada”. Por mais que seja agitada, Camila Queiroz consegue encontrar paz na cidade. “Gosto muito do Parque Ibiraquera, acho que é um respiro no meio da cidade”, diz a atriz.