Ilha dos Franceses – Foto: Divulgação

Que o Brasil é um País de praias muito bonitas, todo mundo sabe. Algumas mais conhecidas, outras menos, mas o resultado é sempre o mesmo: na lembrança, o litoral do Nordeste é sempre muito famoso, assim como as mais belas praias do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Embora essa lista de praias seja sempre composta por regiões conhecidas, muitas vezes, o estado do Espírito Santo passa despercebido – poucos são os locais que aparecem nos destinos turísticos mais conhecidos. Mas a pergunta que fica é: vale a pena conhecer as praias do estado?

A resposta é “sim”, mas não exatamente em terra. Vale a pena tirar os pés do continente e investir nas ilhas do Espírito Santo, que, além de paradisíacas, às vezes, também trazem um tom mais intimista e com menos pessoas para, de fato, relaxar. Assim, separamos algumas das ilhas mais bonitas do estado que são imperdíveis. Confira!

Ilha dos Franceses

Uma das mais conhecidas ilhas capixabas, a Ilha dos Franceses fica a cerca de quatro quilômetros da Praia de Itaipava, na cidade de Itapemirim. Bem pequena, é bastante lembrada pelo farol, erguido em sua parte mais alta. A Ilha dos Franceses tem apenas uma praia e vale a pena ser visitada pelas águas cristalinas.

Os penhascos da ilha também chamam bastante atenção, com mais de oito metros de altura. Além disso, as visitas são frequentes por causa da fauna aquática em seus arredores, o que a torna bastante interessante para quem gosta de observar animais marinhos bem de perto.

Ilha Escalvada

Para quem gosta de mergulho, a Ilha Escalvada pode ser uma atração inédita e surpreendente. Localizada próxima à costa do município de Guarapari, essa ilha é conhecida por ser bem pequena e por ter, em seu centro, um grande farol vermelho. No entanto, o que chama a atenção é o que está embaixo d’água: uma imensa quantidade de animais marinhos. Por lá, é possível observar inúmeras espécies de peixes, como baiacus e peixes trombetas, além de moreias pintadas, tubarões e até mesmo golfinhos.

Três Ilhas

Apesar do nome, a área é composta por cinco ilhas – Quitongo, Leste-Oeste, Cambaião, Guanchumbas e Guararema –, localizadas a três quilômetros da costa de Guarapari. O local é bastante visitado por ter águas cristalinas e uma série de piscinas naturais. Diferentemente de outras ilhas, a região abriga espaços interessantes em terra, com trilhas, árvores frutíferas e riachos para visitação.

Ilha das Garças

Como o próprio nome já diz, a ilha é bastante importante para a reprodução de três espécies da ave: a garça-branca-grande, a garça-vaqueira e a garça-branca-pequena. Dessa forma, há uma quantidade generosa de bichinhos por lá. Para manter o ecossistema, a ilha tem restrições para visitação e preza pela limpeza do ambiente.

A Ilha das Garças fica localizada em Vila Velha, a 800 metros da Praia de Itaparica.

Ilha da Raposa

Para fechar essa lista, não poderíamos deixar de fora a Ilha da Raposa, que fica dentro do Parque Municipal do Morro da Pescaria, entre a Praia da Cerca e a Praia do Morro. É perfeita para quem gosta de explorar o mundo subaquático: a ilha tem um naufrágio, conhecido como Vapor Bepo, situado oito metros abaixo da linha do mar. O navio foi vítima de um incêndio.

E aí, ficou com vontade de cair dentro do mar? Vale lembrar que algumas ilhas estão provisoriamente fechadas para turismo em decorrência da pandemia, então cheque bem antes de comprar as passagens aéreas. E, claro, uma dica indispensável: não esqueça a máscara e os óculos de natação para ver tudo isso de perto!