O quarto do rei – Foto: Reprodução/en.chateauversailles.fr

Conhecer o Palácio de Versalhes é um sonho, principalmente para aqueles que amam arte, arquitetura e história. Localizado na cidade de Versalhes, França, o castelo real foi palco de importantes acontecimentos históricos e atualmente recebe a visita de turistas de várias partes do mundo.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Para levar o público um pouco mais perto dessa maravilha, a exposição imersiva “Versalhes: O Palácio é Todo Seu”, lançada pelo Google Arts & Culture, permite uma visita pela história do local, com direito a um tour em 3D de alguns dos aposentos da famosa construção. Na página do projeto, também é possível ter acesso a curiosidades e fatos interessantes sobre o palácio e seus vários moradores, além de conferir de perto os detalhes do teto da Galeria dos Espelhos, uma das áreas principais do castelo. Tudo isso por meio de imagens em alta resolução.

É possível apreciar a decoração de forma detalhada, por meio de modelos em 3D que reproduzem parte da mobília do local e de pequenas peças de decoração. Outros modelos mostram aposentos e salas completas, reproduzindo a Capela Real, a Sala da Coroação e outros.

Para concluir a experiência, o Google Arts & Culture, em parceria com a empresa Steam, disponibilizou um tour em Realidade Virtual, proporcionando uma visita única que permite ao observador analisar esculturas, móveis e pinturas em seis das salas mais impressionantes do palácio. A imersão em 360 graus conta com áudio-guia (em inglês), que pode ser baixado gratuitamente. A simulação eleva ao máximo a visita virtual, permitindo que o espectador veja todas as peças e cômodos reunidos, como um exemplar da vida real.

Além de ser muito interessante para o público geral, as informações disponibilizadas são uma ótima maneira de ajudar quem está planejando uma visita à França, permitindo entender melhor onde cada sala está localizada no Palácio de Versalhes e facilitando a criação do roteiro para o passeio.

Pensando em ajudar os turistas, a própria organização do castelo disponibiliza um aplicativo com áudio-guia, mapa interativo e todas as dependências e informações práticas para facilitar a visita. A explicação acerca das salas e dos diferentes objetos garante o máximo entendimento sobre as características do castelo, e a presença do mapa com geolocalização evita que o visitante se perca no imenso palácio.

O aplicativo oferece conselhos para um passeio confortável e sugere algumas opções de roteiro, dependendo do tempo disponível para a visita e das preferências do turista. É importante prestar atenção no horário de abertura de algumas alas e no tempo que será gasto para o deslocamento entre elas.