Petrópolis: as belezas da cidade imperial

Destino reúne atrações para todos os perfis de viajantes

by redação bazaar
Petrópolis - Foto: Reprodução/Instagram/@aconteceempetropolis

Petrópolis – Foto: Reprodução/Instagram/@aconteceempetropolis

Localizada na Serra Fluminense, essa charmosa cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, está ligada à história do Brasil.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Dom Pedro I, em uma de suas viagens entre Rio de Janeiro e Minas Gerais, em 1822, se encantou com a região e adquiriu várias propriedades no que hoje se tornou Petrópolis. Em 1847, já sob o comando de Dom Pedro II, a corte promoveu a povoação desse trecho, além de edificar um palácio – o que iniciou um período de grande ascensão para a localidade.

Como chegar em Petrópolis
A cidade está localizada a aproximadamente 66 km da capital do estado. Ou seja, é possível adquirir passagens para o Rio de Janeiro e de lá seguir viagem até o destino serrano. Há também ônibus que saem do Terminal Rodoviário do Rio de Janeiro.

Palácio do Rio Negro - Foto: Reprodução/Instagram/@aconteceempetropolis

Palácio do Rio Negro – Foto: Reprodução/Instagram/@aconteceempetropolis

O destino é indicado para casais e famílias que buscam diversão, passeios culturais e históricos, além de um tempo para o sossego. Petrópolis tem infraestrutura para um grande fluxo de turistas, que chegam interessados em conhecer mais do passado do Brasil e aproveitar os belos cenários.

O que conhecer em Petrópolis

Jardins do Museu Imperial - Foto: Reprodução/Instagram/@aconteceempetropolis

Jardins do Museu Imperial – Foto: Reprodução/Instagram/@aconteceempetropolis

Uma das principais atrações da cidade é o Museu Imperial. Ali está um grande acervo do período imperial, incluindo a coroa do Imperador. Ele fica localizado no antigo Palácio Imperial e, ao longo dos cômodos, os visitantes podem perceber como era o cotidiano da família real.

Para quem gosta de belezas naturais, é indicado visitar o Parque Nacional Serra dos Órgãos, com sua deslumbrante flora e fauna da Mata Atlântica. Através de uma trilha, de cerca de uma hora e meia, chega-se à Cachoeira Véu da Noiva, ótima recomendação para quem faz rappel e canyoning.

Casa de Santos Dumont - Foto: Reprodução/Instagram/@aconteceempetropolis

Casa de Santos Dumont – Foto: Reprodução/Instagram/@aconteceempetropolis

Em Petrópolis, também está a única casa de Santos Dumont aberta para visitação. Trata-se de um chalé construído em 1918, dentro do Centro Histórico da cidade. Para os amantes da aviação, é possível conhecer mais do inventor do avião, incluindo saber curiosidades de seu dia a dia.

Leia mais:
Roteiro imperdível em Porto de Galinhas
Um giro pela nova casa de Deborah Secco
Retiro detox do Rituaali vai muito além da perda de peso
Antiga fazenda de café de 1850 vira hotel de luxo no Rio