Foto: Vicente de Paulo
Foto: Vicente de Paulo

por Dudi Machado

Esqueça a praia e a maresia óbvias do Rio de Janeiro. A floresta tropical e o estilo colonial moderno dão o tom do verdadeiro Éden de Malu Barretto, 43 anos, e Vik Muniz, 54. Encravada num morro da Gávea e a 5 minutos do Leblon, a casa inspira ares de montanha do interior. “Estávamos procurando um lugar para passarmos os fins de semana. Nosso corretor pediu para nos mostrar essa casa, no Rio mesmo. Fomos sem muita empolgação. Quando chegamos, o Vik olhou nos meus olhos e disse: ‘Vamos morar aqui!’. Não deu nem para eu negociar com o corretor. Foi amor à primeira vista”, conta Malu.

A decisão que mudaria a vida do casal foi tomada em 2012 – Malu e Vik estão juntos desde 2009. A residência, que leva assinatura do renomado arquiteto carioca Jorge Hue, data de 1965. Jorge, que foi parceiro e amigo de Oscar Niemeyer, Lucio Costa e Roberto Burle Marx – que assina o incrível projeto do jardim –, construiu a casa para si e a família. “Fizemos uma entrevista com o Jorge antes de nos mudarmos. Ele queria saber o que os novos proprietários iriam fazer com a casa. Nos tornamos amigos. Ele é uma pessoa fantástica. Morou aqui por décadas com os sete filhos. Fizemos pequenas adaptações nos quartos e na cozinha, como pede a vida de hoje. De resto, continua tudo original, os azulejos portugueses, as cores da fachada, o madeirame de jacarandá. Paula Bergamin resgatou o projeto do jardim.”Em pouco tempo, casa e jardim ganharam alma para abrigar a família, que inclui os filhos Gaspar, 26, Francisco, 12, Mina, 10, e Dora, 4, e servir de palco para as recepções mais bacanas que acontecem no Rio de Janeiro. Volta e meia, o casal recebe gente como o ator Willem Dafoe, o bailarino Mikhail Baryshnikov, o designer Nicolas Ghesquière e a artista Marina Abramovic em festas e jantares que, invariavelmente, são acompanhados de trilha sonora da Cantoria, promovida pelos artistas de Paula Lavigne, amiga e parceira de trabalho de Malu, e seu sócio Pedro Igor Alcântara na agência criativa Arara.

Foi o trabalho que levou a paulistana Malu ao Rio. Ela deixou São Paulo para estudar nos Estados Unidos em 1994, temporada que durou 14 anos. Depois de ter cursado Direito na PUC paulistana, graduou-se em Marketing na Drexel University, na Filadélfia, e fez MBA na Columbia University, em Nova York. Formada, ingressou no universo do luxo e trabalhou em grupos como LVMH e Valentino, e voltou ao Brasil em 2006, quando assumiu um posto na L’Oréal carioca. Em 2013, junto com o sócio, criou a Arara. A agência funciona como um laboratório criativo, que faz concepção artística, além de executar eventos e projetos para clientes como Iguatemi, Instagram, Nike e Amsterdam Sauer. O baile promovido pela Arara no carnaval passado teve canja de Caetano Veloso e foliões como Mario Testino e Fernanda Torres na pista. A segunda edição, em 2017, não deve deixar por menos. Tudo na mesma batida, business & pleasure, divididos de maneira suave, como pedem os novos tempos. Natureza e cidade no compasso de um cenário que só a Cidade Maravilhosa pode oferecer.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar