Dr. Diego Ujiie – Foto: Divulgação

Por Ana Carolina Soares

Falar para você que a boca é um órgão fundamental para o prazer pode soar até meio óbvio. Mas que problemas bucais podem atrapalhar as “brincadeiras íntimas”, isso foi novidade (pelo menos, para mim).

“Problemas bucais, como gengivite, podem afetar a libido das mulheres e há pesquisas que relacionam a inflamação com problemas de disfunção erétil”, explica o dentista Dr. Diego Ujiie, referência em São Paulo, dono de uma clínica com mais de 15 mil atendimentos em menos de dois anos. 

O profissional cita um estudo feito com 200 mil homens realizado pela Universidade de Jinan, na China, e publicada dia desses no periódico científico “Journal of Sexual Medicine”. Os dados do estudo trazem um alerta curioso: homens que não escovam os dentes pelo menos duas vezes ao dia estão até três vezes mais propensos de sofrer de disfunção erétil.

“Na verdade, o motivo por trás do aumento do risco é a gengivite, uma doença causada pela falta de escovação”, explica Ujiie. “Tanto a disfunção erétil quanto a gengivite são causadas por inflamações que afetam os vasos sanguíneos. Logo, essa inflamação nas gengivas pode aumentar em 2,85 vezes a probabilidade de homens apresentarem dificuldades de ereção”, complementa.

Para reforçar o alerta, um estudo publicado pela Universidade de Granada, na Espanha, aponta que 74% dos homens que relatam problemas de desempenho sexual são diagnosticados com gengivite.

E um relatório da British Dental Health Foundation, uma das principais instituições de caridade de saúde bucal no mundo, indica que quatro em cada cinco homens que sofrem de disfunção erétil severa têm doença periodontal, como a gengivite.

“O sistema imunológico ataca os patógenos presentes na boca conforme os dentes apodrecem. Assim, as bactérias se infiltram na corrente sanguínea e danificam os vasos sanguíneos”, esclarece Ujiie sobre as consequências da doença gengival.

O especialista, além do mais, destaca que a gengivite afeta cerca de 2 milhões de pessoas por ano no Brasil. A doença periodontal, inclusive, também apresenta relação com outros graves problemas de saúde, como a diabetes e o acidente vascular cerebral (AVC).

Para nós, mulheres, a relação entre higiene bucal e sexo fica por conta da falta de libido. A falta de desejo sexual feminino, também chamada de perda ou diminuição da libido, é o problema mais frequente e acomete entre 15% e 35% das mulheres. As causas são as mais diversas, como alterações dos hormônios sexuais causadas pelo uso de anticoncepcional, parto, amamentação, menopausa, distúrbios de outros hormônios e uso de antidepressivos, entre outras. 

É possível ainda estar relacionada ao cotidiano e ao estresse, e à dinâmica do relacionamento. Muitos casais acham que esse sintoma é falta de amor, quando na verdade o bem-estar dos parceiros no dia a dia é determinante para a sintonia entre o casal. Mudanças na rotina podem afetar a comunicação entre os parceiros, gerar distanciamento e afetar a vida sexual.

“A recomendação é escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia, sobretudo após as refeições. Fio dental e avaliações periódicas no dentista também ajudam a evitar problemas relacionados à higiene bucal”, pontua o dr. Diego Ujiie.

Bem, a recomendação parece básica, mas vale a pena reforçar, ainda mais, com tantas consequências… Manter a boca em dia fica com o prazer em dia 😉.

@anacarolcsoares é jornalista desde 1994, ganhou prêmios e passou por grandes veículos de comunicação, trabalhando como repórter, editora, colunista e PR. É muito feliz também em cursos de tantra, fez mais de dez e até tirou certificado de terapeuta tântrica com Gilson Nakamura em janeiro de 2019, no método Deva Nishok. Dona de cachos assumidos e ama escrever sobre sexo, como a musa Carrie Bradshaw.