Apesar de a Pop Comm estar completando oito anos, a história de Lelê Saddi e Fernando Bento com a comunicação tem mais de uma década. Além de seu trabalho como influenciadora, em que mantém um contato direto com o universo das redes sociais, Lelê é fundadora da We Pick, agência de marketing. Já Fernando integra o mercado de marketing de influência digital há anos por meio da HighFy, empresa de agenciamento de personalidades.
Com as experiências prévias, os dois entenderam que a transformação no mercado de assessorias apresentava uma brecha interessante para unir seus conhecimentos e dar início a uma nova empreitada. A dupla conta que o objetivo inicial era entregar soluções completas a seus clientes, por isso, a Pop Comm se construiu em um modelo de agência de comunicação 360º, em que marcas e personalidades contratam, em uma só empresa, um serviço que une assessoria de imprensa, marketing, produção de moda, social media, performance e agenciamento de influenciadores.
“Já havia essa demanda e nós acreditávamos nesse formato. Até porque, cada vez mais, os clientes queriam uma linguagem única, algo que estivesse conectado em todas as frentes da comunicação”, conta Lelê.
A madrinha da parceria entre os dois foi Carol Celico, uma amiga em comum que viu o potencial da dupla antes mesmo de ela existir. “Lembro que a Carol falou para mim: ‘você e Fernando tem que fazer alguma coisa juntos. Vocês vão se entender muito bem trabalhando.’ A gente se juntou num formato teste e começamos a atender um cliente juntos. Esse cliente falou para outro, que falou para outro, assim em diante durante um ano. Fomos nos testando como sócios e foi dando certo. Foi então que demos início a parte burocrática, contratual, etc.”, relembra Lelê sobre o início da empreitada.
Por estar oferecendo um modelo inovador para a época, a dupla enfrentou alguns desafios para chegar ao patamar que estão atualmente, em que gerenciam contas de grandes nomes de diferentes setores – de marcas de moda como Calvin Klein e Charth ao, mais recentemente, universo de hotelaria, com Txai e Rosewood. “Enfrentamos todas as dificuldades de uma startup e as incertezas do futuro. Por mais que já tivéssemos nossas trajetórias, era um negócio novo que demandava muita dedicação e comprometimento”, analisa a dupla.
Fernando conta que a recepção da agência sempre foi muito positiva, afinal, eles eram um grande centralizador de questões cotidianas. “Acredito que é um desejo de qualquer empresa centralizar a informação. Foi uma forma de facilitar a vida do cliente e ele enxergou isso de forma positiva. Sempre fomos pioneiros, somos a única agência que tem uma agência de publicidade interna, desenvolvemos conteúdos para redes sociais, designer, programador, tráfego, tudo interno. Em uma reunião, falamos de jornalismo, produção de moda, social media e é uma comunicação muito integrada”, acrescenta.
O crescimento de clientes e de equipe não mudou apenas a forma como a empresa trabalha, mas, principalmente, a forma como Lelê e Fernando tocam a agência. Atualmente, a dupla comanda 120 funcionários em uma estrutura de quase mil m², uma amplitude que demanda que eles estejam sempre muito bem alinhados. Fernando conta que não existe uma divisão de funções, já que a dupla se complementa. “É muito natural e orgânico. Não temos uma subdivisão, seguimos agendas e compromissos. Mas a demanda administrativa é enorme hoje em dia. Vamos vender uma coisa que conseguimos entregar, então a equipe tem que estar em sintonia”, completa.
“Temos características diferentes e, em muitos momentos, isso funciona bem. O Fernando tem um dia a dia de escritório que minha rotina como influenciadora não me permite ter. Fico tranquila de estar em uma reunião externa ou em um evento, porque sei que as coisas estão andando. Temos consciência que só chegamos onde estamos por causa de pessoas muito dedicadas que trabalham e trabalharam com a gente”, adiciona Lelê.
“Somos agressivos no sentido de que sempre queremos mais. Nunca estamos satisfeitos, nunca nos acomodamos”, conta Lelê. Para eles, se manter atualizado é essencial e fazem isso ao observar e escutar o que o mercado está querendo. A intuição é outro fator que faz com que os dados que são absorvidos sejam concretizados em ações.
Uma das atuais preocupações dos empresários é manter a cultura da empresa viva. Com o crescimento de equipe, clientes e demandas, Fernando e Lelê entendem que a distância dos donos no dia a dia pode causar uma perda de cultura organizacional, eficiência, entre outras coisas. Por isso, cuidam muito para estarem sempre presentes, mesmo que não seja fisicamente.
Sem perder o desejo de se manter atual, Fernando e Lelê afirmam que têm projetos em desenvolvimento que reforçam o lado inquieto da dupla. “Tudo o que queremos é continuar crescendo, com uma equipe unida, que entende a cultura da empresa, continuar inovando no mercado. Vamos continuar trazendo novos núcleos para a gente. Começamos com moda, mas vamos expandir cada vez mais”, finaliza Fernando.