Foto: iStock

Se existe um item na decoração que definitivamente não sai de moda, este item são as plantas. Muito versáteis e com alta durabilidade no ambiente, as folhas e as flores são itens que também deixam os ambientes mais charmosos, dando cores aos cômodos e ainda ajudando a deixar a casa mais fresca (o que é ótimo para os dias quentes). Confira algumas dicas de decoração com folhas e flores!

Decoração minimalista

Geralmente, quando se pensa em decoração com plantas, imagina-se um local repleto de plantas, tornando o ambiente preenchido com cores e um pouco menos de espaço visual livre. Porém também é possível aplicar a decoração botânica dentro do conceito minimalista: a opção é deixar uma planta solta em um ponto específico da casa, o que fará toda a diferença no design de interiores. Uma boa ideia é usar as folhas e flores secas, utilizando-as para decorar mesas ou um aparador. Craspedias e sempre-vivas são ótimas opções para decoração minimalista.

Banheiros e lavabos decorados e menos úmidos

Além de deixar o seu banheiro perfumado e visualmente mais bonito, as plantas ainda ajudam a reduzir a umidade presente no banheiro, o que ajuda inclusive a evitar os custos com manutenção constante do cômodo. Espécies como violeta, lírio-da-paz, kalanchoe e hortênsia são ótimas para esta finalidade.

Mais tranquilidade na hora de dormir

Os quartos, por sua vez, precisam de uma decoração mais suave e que traga a sensação de conforto e tranquilidade. Justamente por esse motivo, não é recomendado usar plantas que tenham um cheiro mais forte ou cores muito vibrantes. Aposte nas begônias e nas orquídeas, que também ajudarão a deixar os quartos mais frescos e visualmente bonitos.

Torne o primeiro contato com sua casa inesquecível

A sala é definitivamente o principal cômodo de uma casa, pois é geralmente onde passamos a maior parte do tempo e onde também recebemos visitas. Por isso, o foco na decoração da sala é muito importante, para fomentar a sensação de bem-estar e exaltar a beleza da casa. Aposte em um varal de plantas secas, criando uma espécie de móbile, em uma mistura de folhas e flores para dar um up no cômodo central do seu lar. O galho de pessegueiro é uma ótima opção para compor a base do varal, e pode ser facilmente encontrado em uma floricultura em São Paulo ou em outros estados brasileiros.