Falafel scottish egg - Foto: Divulgação
Falafel scottish egg – Foto: Divulgação

Por Roberta Lowndes

Então, e não é que ele é superelegante, tem até um nome chic, “scottish egg”, e é escocês? E a gente achando que era coisa de botequim da esquina! Que faz parte só da cultura nacional na vitrine do boteco junto com pernil, linguiça acebolada e todo aquele ritual. Mas não, o bolovo é internacional! A deliciosa Fortnum & Mason, em Londres, diz que a receita original é dela.

Vi tantas receitas tão bacanas. Clássico bolovo de boteco é com carne moída. O clássico inglês, o original, scotish egg, é com linguiça. Mas que delicia se fizer com bacalhau. Ou vegetariano com falafel.

Eu adoro arroz com ovo. E que tal fazer com capa de bolinho de arroz bem crocante ou em uma versão arancini. Uau! Dá para se divertir criando.

Tem até uma versão pocket na Suécia com ovo de codorna. Ou o dinossaur egg feito dentro do gracamole . Ainda na versão vegetariana, pensei em uma capa de quinoa. Uhnmmm…. Deve ficar muito bom também se fizer a massa do dadinho de tapioca e assar ao invés de fritar.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Avocato scottish egg - Foto: Divulgação
Avocato scottish egg – Foto: Divulgação

Qual é a sua receita? Bora testar? Posta sua foto!

Agora temos uma boa desculpa para ir atrás desses quitutes inusitados. Com falafel no Pinati, ou com Bacalhau no Bar do Momo, no Rio, ou clássico no Boca de Ouro. Sorte nossa, adoro!

Receita para quatro porções

Ingredientes
1 litro de óleo para fritar
4 ovos com as cascas
1 kg de carne moída
4 xícaras (480 g) de farinha de rosca temperada ou Panko
1 xícara (125 g) de farinha de trigo
4 ovos batidos

Modo de preparo
1. Coloque os ovos em uma panela com água a ponto de ferver.
2. Deixe ferver 5 minutos retire do fogo. Deixe descansar por 10-12 minutos imersos em uma outra vasilha com água e gelo. Remova a casca.
3. Forme discos com a carne moída (ou crie sua receita massa bolinho bacalhau, bolinho arroz, tadinho tapioca, falafel). Achate e embrulhe cada ovo cozido.
4. Passe ligeiramente na farinha de trigo, no ovo batido e depois na farinha de rosca, até cobrir por igual.
5. Frite os bolovos em óleo quente até dourar por igual, ou leve ao forno a 180°, pré-aquecido por 10 minutos, até dourar.
6. Corte ao meio e sirva!

Bar do Momo: rua General Espírito Santo Cardoso, 50, Tijuca, Rio de Janeiro
Pinati: alameda Barros, 782, Santa Cecília, São Paulo
Bar Boca de Ouro: rua Cônego Eugênio Leite, 1121, Pinheiros, São Paulo