Por Camila Salek, de Austin (Texas)
Estou mais uma vez no SXSW, que acontece anualmente em Austin, no Texas, para o maior festival de inovação do mundo. Durante o evento, muitos conteúdos são discutidos de forma paralela e alguns acabam tocando a gente de um jeito diferente. Foi exatamente isso que aconteceu comigo na palestra da Selena Gomez.
A renomada atriz, cantora e empreendedora foi o centro das atenções, neste domingo (11.03), aqui no SXSW, ao compartilhar o palco com outros quatro participantes falando sobre saúde mental. Selena, que foi diagnosticada com transtorno bipolar em 2017, falou abertamente (e de forma comovente) de suas lutas pessoais contra a ansiedade e a depressão, revelando que muitas vezes ficava “escondida” atrás da sua personalidade pública.
Com uma vida superexposta na mídia, desde criança, Selena comentou que o diálogo negativo que ela tinha consigo mesma teve efeitos muito prejudiciais ao seu bem-estar mental. Por várias vezes, ela destacou a importância da autocompaixão e do pensamento positivo na promoção da saúde mental. Aliás, foi exatamente em uma conversa com alguns amigos que a atriz percebeu que não havia um espaço fácil e inclusivo onde as pessoas pudessem se reunir para explorar, discutir e navegar pelos seus sentimentos.
Ao refletir e pesquisar sobre o fato constatado, ela decidiu fundar, junto com sua mãe, o projeto Wondermind, que oferece diversos recursos gratuitos para ajudar as pessoas a explorarem seus sentimentos. A iniciativa vem crescendo muito de forma orgânica desde o lançamento e, hoje, seu site possibilita gerenciar saúde mental com exercícios de mindfulness, meditação e dicas para lidar com o estresse.
Fiquei profundamente tocada pelo depoimento de Selena e destaco alguns pontos colocados por ela como importantes neste processo:
Desestigmatizar a saúde mental
Criando um espaço seguro e acolhedor para as pessoas falarem sobre seus sentimentos e experiências com a saúde mental.
Democratizar o assunto
Oferecendo recursos gratuitos e acessíveis para pessoas de todas as origens e com diferentes níveis de renda.
Normalizar a busca por ajuda
Incentivando as pessoas a buscarem auxílio profissional para cuidar de sua saúde mental.
Saí da palestra e a primeira coisa que fiz foi acessar o site da Wondermind, pois estava muito curiosa para vivenciar um pouco do suporte que Selena Gomez havia acabado de compartilhar. Já comecei tendo uma experiência bacana no início, pois uma janela de informações foi aberta, logo na página principal, perguntando como eu estava me sentido naquele momento e se gostaria de filtrar o conteúdo do site de acordo com a minha necessidade. Simples e muito funcional para personalização de um apoio online.
Segundo a OMS, cerca de um bilhão de pessoas no mundo vivem com transtornos mentais. No Brasil, estima-se que 23% da população tenha algum tipo de transtorno mental. Mas o mais triste ainda está por vir: esse número só aumentou nos últimos anos. Todos precisamos estar muito abertos para conseguirmos criar uma cultura de empatia e apoio.
No final de sua palestra, Selena Gomez destacou a importância da autenticidade, da vulnerabilidade e do diálogo aberto na desestigmatização das questões de saúde mental. Ao compartilhar sua jornada e percepções pessoais, a artista ofereceu um poderoso bilhete da importância do autocuidado e da autocompaixão para enfrentar os desafios da vida com graça e resiliência.
Como dizem por aqui, well done, Selena. Foi um prazer te ver lutando pela cura e pelo bem-estar emocional. Sinta-se abraçada.
Camila Salek é sócia-fundadora da Vimer Experience Merchandising integrante do grupo de empreendedoras de sucesso do programa “Winning Women Brasil” da Ernst Young e colunista da Harper’s Bazaar Brasil. Referência em varejo e visual merchandising, está por trás de evoluções significativas da experiência de consumo e do desenvolvimento do conhecimento da área, através da implementação de projetos inovadores e compartilhamento de conteúdos ministrados em aulas, palestras, treinamentos e publicações nacionais e internacionais voltadas para moda e tendência.