Por Cassio Prates e Eve Barboza
Na próxima sexta-feira (26.07), o Rio Sena recebe todos os países que participarão das Olimpíadas deste ano e um dos assuntos mais comentados na internet são os trajes escolhidos para representar cada seleção. Entre polêmicas e surpresas, veja abaixo os uniformes mais estilosos da competição:
Mongólia (por Michel & Amazonka)
Com base no traje tradicional do país, o dell, as irmãs Michel, Amazonka e Munkhjargal Choigaalaa juntaram habilmente motivos do patrimônio da Mongólia, como representações do sol e da lua, com símbolos olímpicos, como as Nove Bandeiras Brancas e a tocha, todos bordados em fios de ouro.
Jamaica (por Puma)
As cores da bandeira jamaicana e suas combinações incríveis foram o ponto de partida dos desenhos da Puma para a seleção do país. Verde, amarelo e preto entregam proporções interessantes para as equipes.
França (por Berluti)
Os uniformes femininos e masculinos são assinados pela Berluti em colaboração com Carine Roitfeld, ícone da moda francesa. A inspiração é o smoking que, segundo Carine, foram primeiramente usados de forma despretensiosa com calças jeans na França – por que não, agora, no esporte?
Equipe francesa de judô (por Kenzo)
Já Nigo, da Kenzo, vestirá o time francês de judô com designs personalizados que remetem às origens japonesas do esporte, ao uso dos quimonos e sua evolução com o tempo. No esporte, a peça assume materiais mais grossos, que aumentam a aderência, e silhueta mais longa, que dá mais liberdade.
Coreia do Sul (por The North Face)
Inspirada na tradicional arte oriental de sumukhwa, a pintura lavada pode ser vista nos casacos da seleção. As peças são feitas de materiais reciclados e contam com tecnologia de resfriamento – para aguentar as altas temperaturas de Paris!
Itália (por EA7)
Quem desenhou as roupas esportivas italianas foi a equipe de Giorgio Armani, mantendo os códigos do designer que já fazem parte do estilo italiano. Os looks são casuais, e unem as cores da bandeira e o “W Italia” de forma nada discreta. Algumas peças vão ser vendidas nas lojas da Emporio Armani.
Estados Unidos (por Polo Ralph Lauren)
É de praxe que os EUA optem por uniformes assinados por marcas que carregam o lifestyle norte-americano, como a Ralph Lauren, que já vestiu a seleção nove vezes. Nesta edição, a inspiração é o clássico preppy norte-americano, da costa leste. A seleção vai usar um blazer azul marinho com borda branca e vermelha, jeans, camisa e gravata.