Kananda Soares – Foto: Reprodução/Instagram

Um achado em Santa Teresa criado pela empresária Kananda Soares: o Agô, Bar da Encruza, é um endereço que celebra religiões de matriz africana. A decoração, o cardápio e até os drinks artesanais são uma homenagem aos terreiros. Bazaar conversou com Kananda sobre o seu negócio. Leia na íntegra:

Como nasceu a ideia para criar o Agô?

Sou estilista e empreendedora desde os meus 18 anos: em 2001 criei a marca carioca Favela Hype. O bairro de Santa Teresa foi escolhido por suas características culturais, pela boêmia e por ser um bairro cercado de favelas, onde todos os estilos e classes sociais se misturam. A marca ficou conhecida pelo seu DNA carioca, irreverente e descolado.

Ambiente do Agô – Foto: Julia Ribeiro/Reprodução/Instagram

Quais são as particularidades da decoração do Agô?

O Agô é um bar afrocentrado, todas as obras de arte são de artistas pretos e muitas inspiradas em religiões de matriz africana e orixás.

E a música também tem tema específico?

Nossa play list privilegia musica preta Temos uma play list criada por nós com muitas músicas de axé e também com artistas MPB preta como Luedji Luna, Xênia França, Liniker ….

Como foi elaborado o cardápio do Agô?

É um cardápio que chamo de afro-afetivo, pratos de terreiro, comidas da minha infância no subúrbio que estavam sendo apagadas e esquecidas.

O acarajé de Benin – Foto: Reprodução/Instagram

Quais são os pratos que são carro-chefe da casa?

Acarajé, arroz de hauçá, bobó de camarão, pastel de angu, pastel de jiló, pastel siri e casquinha de siri. A nossa carta de drinks é um sucesso. Os drinks são bem artesanais, feito através de infusões e xaropes preparados na nossa casa, me inspirei no meu tio Miro, que vendia garrafadas feitas de ervas para curar e dar potência. Assim, usei cores, ervas e frutas ligadas aos orixás para criar a carta.

Qual o público que frequenta o Agô?

Recebemos macumbeiros, simpatizantes e curiosos da culinária de terreiro.

Quais são seus planos para o Agô em 2023?

Esse ano estamos formatando os processos e abriremos um novo Agô.