O brigadeiro de churros já é uma febre na linha de doces para festas. Empatado com o brigadeiro belga, o sabor na versão gourmet, é irresistível ao paladar e já virou queridinho em eventos sociais. A tendência que se posicionou com mais força em 2017 promete superar o brigadeiro de chocolate no próximo ano.

Foto: Divulgação
Foto: Paulinho de Jesus

Para adoçar o paladar, confiram agora a receita desta “gostosura” revelada por Luciana Veras, que é  CEO e chef na Give a Gift Gourmet. 

 

Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado
  • 100g de creme de leite
  • 200g de chocolate branco de boa qualidade
  • canela em pó
  • açúcar refinado
  • Doce de leite para rechear

Modo de preparo: Em uma panela coloque o leite condensado, o creme de leite, o chocolate branco e uma pitada de canela em pó. Leve ao fogo baixo mexendo sempre até que perceba que está desgrudando do fundo da panela. Coloque em um prato untado com manteiga e espere enfriar.

Enquanto isto faça uma mistura de açúcar com canela. Esta mistura é bem pessoal, pois algumas pessoas preferem com mais sabor de canela, outras menos. Vá misturando e tesando seu paladar. Eu recomendo 1 colher de chá de canela para cada 100 g de açúcar.

Quando estiver firo, pegue uma porção da massa, abra na mão, coloque um pouco de doce de leite (cerca de uma colher de café), feche a massa, enrole e passe na mistura de açúcar com canela. Pra finalizar coloque um pouco de doce de leite num saco de confeitar com o bico pitanga pequeno e faça o acabamento de doce de leite sobre os brigadeiros

Dica: se estiver em dúvida do ponto de tirar o brigadeiro do fogo, pegue uma pequena quantidade da massa e coloque sobre sua bancada (se for de mármore ainda melhor), enquanto isto deixe a panela fora do fogo). Ao perceber que está frio, unte a mão com margarina e tente fazer bolinha, se funcionar é sinal de que a massa está boa se grudar na mão continuo mexendo no fogo baixo e vá repetindo este processo até que funcione.

Paulinho de Jesus