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Por Carol Hungria

Se o Instagram hoje já é dominado por grifes, estilistas e modelo, deve acabar ganhando ainda mais força depois da temporada de verão 2015 do SPFW, que começa na próxima segunda-feira, dia 31 de março de 2014.

Em uma parceria com a Luminosidade, empresa responsável pelo evento, o Instagram pode até acabar chamando mais atenção do que muitas das roupas que veremos nas passarelas. Entre os planos da empresa está a criação de uma hashtag, a #instaspfw, que, uma vez usada, poderá levar o “instagrammers” a ter seus 15 minutos de fama na estrutura montada no Parque Cândido Portinari para abrigar os desfiles. Da lista gerada, serão escolhidos cliques que aparecerão em um telão de 4 x 3 metros, já batizado de Instawall.

O mesmo destino terá as fotos feitas máquinas de selfies que estarão instaladas no ambiente e nos backstages, as chamadas Instastops. “São máquinas supersimples de usar e facilitam a vida de quem quer fazer um registro pessoal”, detalha Christian Rôças, conhecido como Crocas, líder da área de parcerias estratégicas do Facebook e Instagram no país.

E mais: com seleção da executiva Inês Schinazi, foram escolhidos 10 usuários do app considerados relevantes para o mercado fashion para instagramar desfiles, bastidores e outros happenings que se desenrolarem durante o SPFW. “Nossa preocupação foi escolher usuários que realmente produzam suas imagens com o celular, e que tenham um olhar artístico”, resume Crocas.

Entre os nomes já confirmados estão Danny Zappa, Jayelle Hudson, Flavio Samelo, Alexandre Urch, Juliana Matos e Carolina Sacco.

Gisele Bündchen muito fotografada na passarela da Colcci - Foto: reprodução/Harper's Bazaar
Gisele Bündchen muito fotografada na passarela da Colcci – Foto: reprodução/Harper’s Bazaar

“Essa união do Instagram com o SPFW é muito natural. A moda tem grande importância para eles. A ‘#moda’, por exemplo, leva a mais de 4,5 milhões de publicações”, acrescenta Augusto Mariotti, diretor de conteúdo da Luminosidade.

Os números apresentados por Crocas, aliás, são bastante animadores: o levantamento mais recente realizado pelo Instagram revela 200 milhões de usuários cadastrados. Isso significa um aumento de 50 milhões de pessoas em seis meses. A plataforma também ganha ares mundiais, crescendo fora no mercado norte-americano. “Hoje, 65% dos nossos usuários estão fora dos EUA. Rússia e Brasil estão entre os países de maior importância para nós”, acrescenta o executivo.

E podem ficar de olho, pois esta parceria vai se estender também ao Fashion Rio. Cool!