Busca Home Bazaar Brasil

Madama Brona: bruxa do Instagram é frisson da internet

Aos 30 anos, Bruna Paludo faz sucesso entre os jovens conectados

by Felipe Stoffa
Foto: Vinicius Postiglione

Foto: Vinicius Postiglione

Se há dois anos afirmassem para Bruna Paludo que ela estaria trabalhando com astrologia, provavelmente escutaria boas risadas – bem longe das risadas de uma “bruxa” das redes sociais. O futuro reserva grandes surpresas, e é exatamente nesse ramo que a gaúcha vem fazendo barulho.

Advogada por formação, mudou-se para São Paulo há um ano e recomeçou a vida. “Trabalhava com Direitos Humanos, casos de violência doméstica. Mas estava ficando muito pesado, não me via mais nisso”, conta.

A nova cidade abriu portas para ela afirmar seu estilo mais brincalhão, falante e descontraído. Aumentou o número de tatuagens – hoje tem 30, igual à sua idade , pintou o cabelo de rosa e descobriu a paixão por roupas mais coloridas e estampadas. “Foi um movimento de liberdade. Tinha uma autoestima baixa, queria me encaixar em um padrão.”

No começo, produzia conteúdo para agências de mídia, para pagar as contas. Pelo caminho, soube unir a experiência no ramo com a astrologia e o tarô, que estudava havia sete anos como hobby, quando ganhou de seu ex-namorado um manual de astrologia contemporânea e começou a ler mapa astral para conhecidos, sem compromisso financeiro. Deu certo.

No Instagram, assumiu seu alter ego digital como Madama Br000na (com três zeros mesmo), e a conta com 900 seguidores explodiu para 100 mil em poucos meses. A cada semana, em média, ganha mais dois mil fãs. “Não tenho nenhum planejamento, tento acreditar no que faço. Você nunca sabe direito como as pessoas vão reagir, mas também não pode pirar. Quando entrei na internet, pensei: ‘Aqui posso ser louca!’. Isso atinge muita gente que vai entender as loucas”, diverte-se.

Seus horóscopos mensais são frisson entre a jovem turma virtual, da qual fazem parte blogueiras e fashionistas que integram seu círculo social e não perdem uma previsão. Ela também tem uma agenda semanal lotada de clientes. “Uso várias coisas da astrologia tradicional, mas minha perspectiva é mais moderna, ver o mapa como potencialidade, entender como um estudo da personalidade e o que está acontecendo no momento presente”, explica.

Outro diferencial é a união da astrologia com o tarô. Além de uma linguagem do mundo dos millennials. Cada post acompanha muitos memes, brincadeira que ela costuma usar tanto para atrair público como para deixar a leitura online mais leve. Sabe perfeitamente dosar a seriedade do assunto com entretenimento.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Foto: Vinicius Postiglione

Foto: Vinicius Postiglione

“Astrologia é um estudo sério, milenar. Mas encaro como linguagem. Nesses tempos de polêmicas sociais e políticas, ela deixa a conversa mais leve. E aí tem de ter discernimento de quem recebe isso, mas infelizmente está além do meu controle”, completa.

Isso não a impediu de ser procurada por diversas marcas e fechar parcerias. “Acho que é um novo jeito para a publicidade, vender conteúdo para criar identidade.” Ela garante que não possui uma rotina fixa de postagens. “O ideal seria ter um calendário, mas faço conforme sinto as demandas. Como estou falando do céu, que está em constante movimento, sempre tenho algo novo”, diz.

Mas sabe também se reservar e não cair no ritmo frenético. Selfies, garante, passou a tirar só no ano passado. O ascendente em virgem reserva um lado mais discreto da taróloga, que não gosta muito dessa coisa de posar para fotos. Se não está bem, também não posta nada. “Tento me tirar dessa pressão. Produzo quando sinto que é verdadeiro, que faz sentido”, afirma.

“A internet é como o mundo real, muito hostil. Gosto do Instagram, pois tenho uma sensação de proteção. A pessoa te acompanha porque se conecta, e isso aglutina gente que quer ter uma conversa.” Para ela, o ambiente virtual e a astrologia são um casamento perfeito, além de potencial emancipatório para quem busca autoconhecimento. “Ainda mais para nós, que estamos passando por um momento de transição, crise na economia, política.”

@Br000na é, na essência, reflexo de si mesma para o mundo. Já deu follow?

Leia mais:
Como os astros influenciam a beleza de cada signo
Descubra as cores que representam cada signo
Mães e o Zodíaco: entenda as características de cada signo