Foto: Divulgação

Matthew Williams, fundador da 1017 ALYX 9SM e conhecido por seu trabalho como diretor criativo da Givenchy, foi convidado para cocriar com a Audemars Piguet. Novamente, o americano empresta a essência de sua marca para apresentar quatro modelos minimalistas Royal Oak e uma versão Offshore, além de uma peça única que foi a leilão (leia mais abaixo). A intenção da collab em edição limitada é unir o mundo da moda e convidar as pessoas a expressarem a sua individualidade.

O diretor criativo vê o relógio como forma de expressão de quem se é. Afinal, ele criou algo que gostaria de usar. “Uma colaboração como esta permite-me explorar e levar o meu conhecimento para outra área de excelência”, diz Williams. É a primeira vez que o Royal Oak e sua versão offshore saem simultaneamente. E o CEO da label suíça, François-Henry Bennahmias, celebra o design contemporâneo e limpo dessas novas versões. “Essa é a beleza desta colaboração: as sinergias são tais que elevamos uns aos outros para o próximo nível.”

Seguindo a linha da collab feita em 2019, as peças inéditas são modelos em ouro amarelo 18 quilates, ouro branco 18 quilates ou em versão bicolor, além de um modelo exclusivo que foi a leilão em prol da aprendizagem de crianças, por meio das ONGs Kids in Motion e Right to Play. O relógio foi arrematado por US$ 1.4 milhão (aproximadamente R$ 6.8 mi), no Japão, onde aconteceu o lançamento. As peças seguem os códigos estéticos, já conhecidos da marca de relógios, e ganham um toque refinado do designer com um mostrador que leva a assinatura das duas marcas.

 

Modernidade pura

Adaptáveis a todos os tipos de pulso, os relógios são uma ponte entre os mundos da moda e da alta relojoaria. Em todos os relógios há a gravação “edição limitada” na parte de trás. Com a vontade de trazer uma estética mais ”clean’, o drop retirou os marcadores de horas e a abertura da data nos modelos Royal Oak. O primeiro é uma referência de corda automática de 37 mm que indica horas, minutos e segundos, ideal para pulsos menores. O segundo modelo é um cronógrafo automático de 41 mm de diâmetro.

Os modelos Offshore seguem o mesmo conceito, dispensando as informações habitualmente presentes no mostrador e mantendo apenas o mínimo. Apenas a abertura da data, emblemática da coleção Royal Oak Offshore, permanece às 3 horas, ao lado do monograma da label suíça. Os contadores do cronógrafo às 6, 9 e 12 horas também foram removidos, restando apenas os ponteiros. Estas edições limitadas de 42 mm estão disponíveis em ouro branco ou amarelo de 18 quilates, e podem trocar as pulseiras. Uma de borracha preta o acompanha. O fundo de caixa em cristal de safira foi especialmente desenvolvido para estas edições limitadas em ouro amarelo ou branco de 22 quilates.

Detalhe da parte de trás da caixa do Royal Oak Selfwinding, de 37 mm (Foto: Divulgação)

 

 

Leilão beneficente

Além destes quatro modelos à venda, a Audemars Piguet e o designer criaram uma peça única do cronógrafo Royal Oak. Este modelo de 41 mm possui caixa e pulseira em dois tons, combinando ouro amarelo 18 quilates e aço inoxidável. Esta junção contrasta com um mostrador preto revestido em PVD (dourado e decorado) com acabamento acetinado. O mostrador também inclui as assinaturas de ambas as marcas, bem como ponteiros do cronógrafo em ouro amarelo. Os três ponteiros centrais, também em ouro amarelo, ganham revestimento luminescente para melhor legibilidade no escuro

O leilão desta peça única aconteceu na noite desta quinta-feira (manhã no Brasil) durante a festa de lançamento da colaboração entre Audemars Piguet e 1017 ALYX 9SM, em Tóquio, no Japão, onde Bazaar acompanhou in loco. Os fundos angariados serão doados a projetos que visam apoiar iniciativas de aprendizagem lúdica a favor de crianças menos favorecidas, por meio das ONGs Kids in Motion e Right to Play. A escolha foi feita seguindo as recomendações das Fundações Audemars Piguet e Matthew Williams.