MPB Talks debate design sustentável e consumo consciente

Sob a batuta de Cinara Carvalho, evento reúne experts para discutir os rumos do mercado

by redação bazaar
Foto: Divulgação

Cinara Carvalho – Foto: Divulgação

Por Lígia Krás

É impressionante o ritmo no qual o mercado de consumo tem girado: espaços físicos têm fechado, outros digitais ganham ares mais palpáveis com pop up stores, lojas compartilhadas conquistam seu espaço, e as que já tinham alguma estabilidade, começam a trabalhar como plataforma multimídia de conteúdo em suas diversas formas.
O Mercado Poucas e Boas, idealizado por Cinara Carvalho, seguiu essa tendência: fundado em junho 2017 como uma feirinha, após a experiência da empresária com sua marca de roupas, e um ano depois, decidiu transformar o projeto em loja colaborativa.

Em 2019, Cinara assumiu o espaço inteiro, e o segundo andar, antes ocupado por escritórios de coworking, se tornou ponto de eventos, como o MPB Talks, cuja estreia aconteceu em outubro, com o tema de “Empreendedorismo Feminino”, no melhor estilo dos encontros e palestras TEDx.

Nesta quinta-feira (21.11), a segunda edição leva à loja experts para discutir “Design Sustentável e Consumo Consciente”. A própria Cinara, que faz a curadoria das marcas vendidas no espaço (todas de criadores autorais, entre objetos de moda, decoração, cerâmica, entre outros segmentos), é quem fica responsável pela escolha dos palestrantes convidados.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Dessa vez, estarão presentes Mariana Villaça, nome por trás da plataforma de conteúdo online Muda Moda e da agência de inovação UN Moda Sustentável; Palloma Renny, da marca de calçados manuais Palomita, que tem como foco o desenvolvimento sustentável através de materiais biodegradáveis, orgânicos e naturais; Luci Hidaka, design da Hidaka Upcycling de roupas confeccionadas a partir de peças em desuso, de forma sustentável e sem gênero; e Julia Codogno, do blog Ma Belle Vitrine sobre sustentabilidade.

O tema, vale salientar, não é total desconhecido à idealizadora. Com trajetória curiosa, a carioca (radicada em São Paulo) Cinara se formou em Farmácia-Bioquímica, com Mestrado em Boas Práticas de Distribuição de Produtos de Saúde. Trabalhou com processos de inovação e inovação aberta na Natura, e sempre teve a curiosidade de empreender. Entre vários cursos de cultura maker e coolhunting, participou de algumas inciativas e start ups sobre sustentabilidade, e parcerias público-privadas para ocupação da cidade. Em 2016, quando saiu da Natura, já criava luminárias de garrafa, de concreto, de tela, além de acessórios, blusas e kimonos. Nesse meio tempo, foi plantada a primeira semente do Mercado Poucas e Boas.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

“A escolha de aprender tudo ‘on the job’ também não foi fácil, mas muito engrandecedora. Certamente me tornei uma pessoa mais resiliente, mais confiante, mais paciente por causa deste processo”, conta a empresária. “Hoje, com aproximadamente 30 marcas participantes na loja e todas as pessoas por detrás das mesmas, continuo aprendendo com suas histórias, personalidades, processos criativos e tudo mais. Ainda encantada com tudo que está acontecendo e o que está por vir”.

O resultado do MPB Talks da próxima quinta-feira, claro, ainda não sabemos, mas já dá para supor que os ouvintes sairão de lá tendo em mente outra reflexão e repensando novas formas de consumo. Bazaar indica!

MPB Talks
Onde: Mercado Poucas e Boas – Travessa Alonso, 15 – Jardim das Bandeiras, São Paulo (no Beco do Batman)
Quando: Quinta-feira (21 de novembro), das 19h às 22h
Entrada gratuita
Instagram: @mpb.colab