prayforamazonia: ato público acontece neste domingo

Protesto contra as queimadas que são assunto mundial acontece em Ipanema, no Rio de Janeiro

by Carol Hungria
Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

As queimadas ao norte do Brasil estão chamando a atenção do mundo. Na tarde de quarta-feira (21.08), a hashtag #PrayForAmazonas ficou entre os assuntos mais comentados no Twitter em todo o mundo — chegou a estar em primeiro lugar. Uma série de focos de fogo foram registrados nos últimos quinze dias na região.

Neste domingo (25.08), na praia de Ipanema, Rio de Janeiro, a partir das 15h, acontece um ato público em protesto ao que acontece na floresta.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Florestas e matas foram tomadas por chamas em Estados como Amazonas, Tocantins, Mato Grosso, Maranhão e Rondônia. Os olhos dos brasileiros se voltaram ainda mais para essa questão depois de São Paulo ver o dia virar noite no último dia 19 de agosto, quando o céu paulistano foi tomado por uma espessa fumaça.

Foto: Reprodução/Instagram/@oskarmetsahvat

Foto: Reprodução/Instagram/@oskarmetsahvat

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o número de focos de incêndio florestal aumentou 84% no período de janeiro de 2019 a agosto de 2019 (até o dia 21 de agosto) em relação aos mesmos meses de 2018. No ano passado, nos primeiros oito meses do ano, foram registrados 40.136 focos de queimadas no Brasil contra 74.155 neste ano.

É o maior índice desde 2013 — quando passaram a ser informados dados de período similar. Também conforme dados do Inpe, os Estados mais afetados com as queimadas em 2019 foram: Mato Grosso (13.999 focos de queimadas), Amazonas (7.150), Tocantins (5.776), Rondônia (5.604) e Maranhão (4.795).

Veja quem se mobilizou até o momento no Instagram para protestar:

Gisele
A floresta tem um papel fundamental no equilíbrio do clima na Terra e, consequente, em nossas vidas. Não podemos fechar os olhos para o que está acontecendo na Amazônia. As queimadas crescentes vêm destruindo em dias o que a natureza leva anos, séculos para construir. Eu já estive lá e pude ver de perto como tudo acontece, especialmente como os oportunistas se aproveitam da época das secas para botar a floresta abaixo. O desmatamento na Amazônia tem que parar!! Pela nossa saúde e pela saúde do nosso Planeta!

Vik Muniz
Quem não gosta de respirar, pode ficar em casa! Não podemos esperar mais para defender a Amazônia. No domingo 25/08 vamos todos e todas as ruas do Rio de Janeiro.
Concentração a partir das 14:00 na Rua Teixeira de Melo em Ipanema. Vá vestido com roupas verdes e leve seu cartaz. Evento para toda a família. Crianças são bem vindas : ) Leve seus amigos, amigas, vizinhas e vizinhos. Todos precisam de oxigênio.

Cauã Reymond
5,5 milhões de Km quadrados dividido em 9 países, a maior parte no Brasil. A floresta abriga quase 25% de todas as espécies de seres vivos da Terra. É a maior bacia hidrográfica do mundo: o Rio Amazonas despeja 17 bilhões de toneladas de água por dia no mar – o que corresponde a 20% de todo o volume de água doce que chega aos oceanos em todo o mundo. A cada dia, a floresta coloca na atmosfera uma quantidade de vapor de água que influencia diretamente o clima e garante as chuvas pra 70% do PIB da América do Sul. Estoca entre 80 e 120 bilhões de toneladas de carbono. Vamos salvar a Amazônia, somos a única geração que pode.
Fonte dados: INPE e INPA

J.Lo
The lungs of the Earth are in flames. ?? The Brazilian Amazon—home to 1 million Indigenous people and 3 million species—has been burning for more than two weeks straight. There have been 74,000 fires in the Brazilian Amazon since the beginning of this year—a staggering 84% increase over the same period last year (National Institute for Space Research, Brazil). Scientists and conservationists attribute the accelerating deforestation to President Jair Bolsonaro, who issued an open invitation to loggers and farmers to clear the land after taking office in January.?

The largest rainforest in the world is a critical piece of the global climate solution. Without the Amazon, we cannot keep the Earth’s warming in check. ?

The Amazon needs more than our prayers. So what can YOU do?
As an emergency response, donate to frontline Amazon groups working to defend the forest. ?
Consider becoming a regular supporter of the Rainforest Alliance’s community forestry initiatives across the world’s most vulnerable tropical forests, including the Amazon; this approach is by far the most effective defense against deforestation and natural forest fires, but it requires deep, long-term collaboration between the communities and the public and private sectors. ? Stay on top of this story and keep sharing posts, tagging news agencies and influencers. ?
Be a conscious consumer, taking care to support companies committed to responsible supply chains.? Eliminate or reduce consumption of beef; cattle ranching is one of the primary drivers of Amazon deforestation.
When election time comes, VOTE for leaders who understand the urgency of our climate crisis and are willing to take bold action—including strong governance and forward-thinking policy.?

Zezé Motta
Que país é esse? #EaAmazonia? Incêndio florestal no bioma amazônico: desmatamento ilegal e clima seco contribuem para alta. Por volta das 15h de segunda-feira (19), o céu escureceu e o dia virou noite em várias regiões do Estado de São Paulo. O cenário incomum resultou de uma combinação igualmente rara: a chegada de uma frente fria carregada de umidade no litoral paulista e a espessa fumaça da pior série de incêndios florestais já registrados no Brasil em sete anos.