Rafa Kalimann – Foto: Cassia Tabatini; Styling: @macedo_gi; Look total: @dariomittman; Tênis: @balenciaga

Ouvindo Elton John, Rafa Kalimann conversou com Bazaar, via Zoom,  sobre seus próximos projetos e falou da vida de apresentadora e de sua participação na série “Rensga Hits!”, do Globoplay. Ela, que está indo para Paris, para a semana de moda, nunca assistiu a um desfile na cidade. “Eu queria ficar mais tempo do que vou ficar, na real. Estou indo porque sou embaixadora da Lancôme, no Brasil, e como é uma data importante para a marca, fui convidada. Mas quero aproveitar para ver ao menos o desfile da Balmain, no meu último dia, para sentir essa experiência”, diz. Ela conta que tem uma ligação com Paris e que, durante a pandemia, era o local do qual mais sentia saudade. “Eu já fui três vezes a Paris, mas sempre que penso em viajar e revisitar algum lugar onde já estive, esse lugar é Paris… O meu assistente nunca viajou para fora do Brasil, ele é alucinado pela capital da França, e vai comigo desta vez. Vai ser aniversário dele, e quero apresenta-lo à Torre Eiffel na data.”

Além de sua vida como apresentadora e influencer, Rafa tem um lado que poucas pessoas conhecem, que é o voluntariado Ela, anualmente, vai para Moçambique em ação humanitária para ajudar pessoas. “Minha mãe sempre me falou da necessidade de nos colocarmos a serviço do outro”, explica. A primeira vez que foi tinha 19 anos, para conhecer o programa e se dedicar ao próximo, segundo ela uma atividade fundamental e que é muito enriquecedora, um chamado. “Eu fui agora nesse pós-pandemia, todos os dias estamos em prol daquilo. Mas não é só quando a gente está lá, aqui temos muito trabalho também”, explica. “Fui como equipe de apoio, porque a ONG pela qual viajei é de odontologia e saúde, então, a maioria das pessoas que vão são dessas áreas, mas eu não sou, e arquei com todos os custos”, completa.

Rafa conta que pensou, algumas vezes, se o dinheiro investido para a viagem não seria mais útil se revertido diretamente às pessoas com necessidades, mas que o trabalho de formiguinha e as recompensas emocionais e educacionais são a resposta de tudo. “Ano que vem estou lá de novo. É preciso abrir mão de tempo, dinheiro, disposição para estar lá, mas vale a pena. Alguém tem de ir para algum lugar para ajudar, seja aqui, em Moçambique ou no Irã”, explica.

Rafa, quando novinha, sempre quis ser comunicadora, não sabia ao certo como, se apresentadora, atriz, mas não pensava em fama. Ela conta que lá atrás, quando criança, nem sabia direito o que era ser famosa, então suas ambições eram outras, mas queria ser comunicadora, queria falar. “Eu sempre fui muito observadora, queria me comunicar, comentar”.

Rafa Kalimann – Foto: Cassia Tabatini; Styling: @macedo_gi; Look total: @dariomittman; Tênis: @balenciaga

Natural de Iturama, município de Minas Gerais, Rafa decidiu cursar teatro aos 11 anos de idade. Mais para frente, veio para São Paulo para trabalhar como modelo, e deu continuidade às aulas de teatro. Só que aos 16 anos teve que parar por questões financeiras.

Mas daí a se firmar como apresentadora eram outros quinhentos. Mal sabia ela que isso se tronaria realidade e à frente do “Rede BBB”, do Globoplay, justamente o programa que lançou Rafa aos olhares mais curiosos do País. Deu certo. Contratada da TV Globo, foi chamada para ser apresentadora do programa, o que, a princípio, a deixou em choque – pelo desejo e pelo desafio. “Eu faço com amor, com carinho, observo, aprendo. Estou sempre muito aberta. Se me perguntassem, dois anos atrás, como seria a minha carreira, eu não saberia dizer, embora sempre tenha sonhado com isso. Mas foi porque eu tive coragem de ir, tive coragem de entrar em um reality, tive coragem de entrar em uma emissora para ter um programa, tive coragem quando há dez anos eu comecei a postar no Instagram para ter seguidores. A comunicação faz parte da minha vida, e ser apresentadora está incluído nisso.”

Mesmo querendo muito isso para ela, Rafa comenta que a parte mais difícil foi a expectativa, das pessoas, do público, da família, dela própria.  Ela diz que quando a gente aprende a se despir dessa necessidade de se autoafirmar, tudo flui melhor, vai para um lugar de diversão, você tem mais liberdade de ser o que é, assim, ganha liberdade também de mostrar o seu trabalho. “Tem coisas que a gente nem sabe que tem talento, mas tem, então fica nessa condição de medo de ser julgado. Eu acho que essa exposição foi o mais incrível e o mais difícil de lidar, porque foi uma proporção muito grande.”

Não bastasse o sucesso como apresentadora, Rafa, recentemente, também fez uma aparição como atriz na série “Rensga Hits!”. Ela conta que quando soube da série já ficou feliz, porque retrata muito da vida de Rafa no interior de Minas Gerais, onde cresceu, da cultura, da música, fala da força da mulher, como tantas cantoras foram conquistando seus espaços. “Eu sabia, antes de receber o convite, que a série ia acontecer, aí, quando veio a proposta, eu só fui me divertir, quero viver essa experiência. E assim fui sendo o que queria ser, não fui esperando ter que agradar alguém, esperando ser aprovada, fui me divertir, fui ver o que sabia e o que não sabia, fui aprender”, conta. Ela diz que pensou ser como uma prova de vestibular, caso não passasse, seguiria estudando para ser aprovada no próximo. Como sempre muito observadora, conta que se atentava às colegas, como decoravam texto, interpretavam, tudo. Mas confirma que sentiu um friozinho na barriga, embora seja do tipo que vai atrás das coisas que deseja.

Leitora ávida, gosta muito de Clarice Lispector, Fernanda Young, Patti Smith, entre outras, está em uma fase de literatura feminina, gosta de se inteirar dos acontecimentos, da história, das tendências. Para ela, que sempre gostou de ler, a forma como nos ensinam a entrar no mundo dos livros, às vezes, torna a leitura uma coisa chata, mas que não é. Rafa dá como exemplo o fato de muitos pais dizerem aos filhos que o castigo será ficar em uma biblioteca, ou lendo no quarto, mas que isso deveria ser aplicado como um prazer.  “Se você ler esse livro, eu deixo ver desenho depois. Sempre que estiver no lugar de obrigação, perde a gostosura. É como dizer, se você comer o brócolis, ganha um brigadeiro de sobremesa, mas a leitura é a sobremesa. Li isso em um livro que visa a estimular a leitura entre crianças.”

Rafa Kalimann – Foto: Cassia Tabatini; Styling: @macedo_gi; Look total: @dariomittman; Tênis: @balenciaga

Também empresária, é a diretora criativa da RK by Rafa Kalimann. Voltada ao público feminino, as roupas prezam conforto e bem-estar. Na semana passada, lançou uma collab de sapatos e sandálias com a Carrano, marca de calçados. Quando saiu do “BBB”, decidiu que precisava ser sábia para pensar a longo prazo, aproveitar o momento e tudo o que estava vivendo. Precisava aprender a investir para que daqui a cinco ou dez anos tivesse uma segurança. Em princípio, entrou com uma amiga como sócia da marca, mas com o tempo foi levando mais sócios para que pudesse dar tempo de fazer outras coisas. A intenção era fazer com que label girasse sem que Rafa precisasse estar 100% presente, até porque outros projetos estão por vir.

E vem mais por aí, Rafa pretende lançar uma marca de cosméticos, está trabalhando com um amigo roteirista, e quer palco. “O palco é meu próximo objetivo como carreira, eu quero e preciso viver a experiência do palco [teatro]. Já estou me preparando para isso, estudando muito.

Vaidosa ela se cuida, mas diz que seus segredos são dois: água e sono. Conta que antes se dormisse quatro horas por noite e estivesse aguentando que tudo bem, mas que hoje uma boa noite de sono e descanso é fundamental para ela. Depois entendeu que a qualidade de vida que horas bem dormidas são capazes de proporcionar muda tudo. Outra coisa, começou a fazer atividade física, o que mudou por completo sua saúde mental, sua disposição e energia. “Cuidado diário que eu tenho comigo é hidratação, mais do que maquiada, eu preciso estar com a pele hidratada, desde o consumo de água ao skincare, fiz uma reeducação alimentar. Mais satisfatório do que comer uma comida que me faz mal, é comer um alimento que eu sei que está me fazendo bem.”