Foto: Sérgio Pagano
Foto: Sérgio Pagano

Não é novidade que a tapioca é versátil e combina com diversos ingredientes. Aqui, o chef Marcones Deus, do Victoria Rio, revela a receita de uma sobremesa deliciosa: cuscuz de tapioca com baba de milho verde, chips de coco e sorvete de canela. Yummy!

 

Para o cuscuz:

500 g de tapioca fina para cuscuz

1 litro + 2 copos de leite quente

200 ml de leite de coco

1 lata de leite condensado

1 coco ralado

1 pitada de sal

 

Preparo do cuscuz:

Numa batedeira adicione a tapioca e o sal. Lentamente adicione o leite quente, o leite de coco, leite condensado e metade do coco ralado e coloque a mistura numa forma, depois salpique com o restante do coco. Cubra  com plástico PVC  e deixe descansar por 1 hora.

 Leia também: Bateu a fome? Aprenda a fazer galinha d’ angola com quiabo e legumes

 

Para a baba de milho verde:

4 latas de milho verde

500 g de açúcar

300 ml de água

200 ml de leite de coco

1 bastão de canela

 

Preparo:

No liquidificador, bata o milho até que vire um creme bem fininho. Passe peneira e reserve. Despeje a água e o açúcar e a canela em uma panela. Misture até que o açúcar se dissolva completamente. Deixe ferver em fogo médio.

Quando atingir ponto de fio, adicione o creme de milho e deixe cozinhar  por  20 minutos. Adicione o leite de coco e deixe cozinhar por mais 10 minutos.

 

Para  o chips:

500 g de açúcar

300 ml de água

1 coco cortado em lâminas bem finas

 

Preparo do chips:

Despeje a água e o açúcar em uma panela. Misture até que o açúcar se dissolva completamente. Deixe ferver em fogo médio .

Quando atingir ponto de fio, adicione as lâminas de coco e deixe cozinhar até fique transparente. Retire do fogo e escorra a calda.

Em um tabuleiro forrado com papel manteiga, espalhe as lâminas de coco e leve ao forno a 110°c  até que fiquem na cor de caramelo. Retire do tabuleiro e deixe esfriar.

 

Sirva com sorvete de canela.

 

Serviço:

Victoria Rio

Endereço: Rua Mario Ribeiro, 410 – Lagoa – Rio de Janeiro