Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Páscoa é um dos feriados mais tradicionais ao redor do mundo. Além da popular troca de ovos de chocolate, a data costuma ser marcada por almoços em família, momento no qual os pescados costumam ser as estrelas das refeições.

Apesar das tradições familiares, algumas pessoas preferem priorizar a praticidade na hora de preparar refeições, mesmo que elas marquem datas comemorativas. Afinal, quanto mais rápido o almoço ficar pronto, maior o tempo disponível para aproveitar a confraternização. Pensando nisso, nos juntamos à Swift para indicar a receita perfeita para quem busca unir rapidez e sabor no almoço de Páscoa: arroz de bacalhau. Fácil de preparar, é um prato que garante uma explosão de sabores, além de ficar pronto em apenas 1 hora e servir até 8 porções. Confira abaixo o passo a passo desta receita.

Ingredientes

Bacalhau
– 1 kg de Lombo de Bacalhau Dessalgado
– Água quente o suficiente para cozinhar o bacalhau
– 1 pitada de sal
– 2 colheres (sopa) de azeite

Arroz
– 2 colheres (sopa) de azeite
– 1 cebola pequena cortada em cubos pequenos
– 2 dentes de alho amassados
– 1 tomate sem pele e sem sementes cortado
– 3 xícaras (chá) de caldo do cozimento do bacalhau
– 1 e ½ xícara (chá) de arroz
– Sal a gosto

Legumes para o arroz
– 1 dente de alho picado
– 1 colher (sopa) de azeite
– 300g de Brócolis Swift pré-cozidos em buquês pequenos
– ½ pimentão vermelho cortado em cubos pequenos
– ½ pimentão amarelo cortado em cubos pequenos
– 2 colheres (sopa) de alcaparras
– ¼ xícara (chá) de castanha do Pará cortada em pedaços pequenos
– Cebolinha verde cortada a gosto

Modo de Preparo
Coloque o bacalhau em uma panela e acrescente água quente o suficiente para cobri-lo. Acrescente sal a gosto e 2 colheres de sopa de azeite. Cozinhe por 5 minutos. Retire o bacalhau e reserve o caldo do cozimento. Separe o bacalhau em lascas e reserve.

Leve ao fogo em uma panela 2 colheres de sopa de azeite e junte a cebola e refogue até murchar. Em seguida, acrescente o alho e doure-o levemente. Acrescente o arroz, o tomate e misture bem. Junte 3 xícaras (chá) do caldo do cozimento do bacalhau (se necessário complete com água). Ajuste o sal se necessário. Cozinhe o arroz em fogo baixo com a panela semi tampada.

Enquanto isso, em uma frigideira aqueça uma colher de sopa de azeite, doure o alho e salteie os brócolis, as lascas de bacalhau, os pimentões, alcaparras e a castanha do Pará. Misture o arroz delicadamente e sirva salpicado com a cebolinha verde.