Foto: Simon Perry

04h30
Nunca durmo muito e costumo começar o dia a essa hora. Quando dou sorte e durmo a noite inteira, às vezes acordo às 07h, mas é raro. A primeira coisa que faço depois de levantar é me pesar. Faço isso todos os dias de manhã.

Quando vejo que engordei mais do que um quilo e pouco, tento comer apenas frutas e legumes durante uns dois dias até voltar ao peso ideal. Faço um copo alto de espresso gelado (não gosto de bebidas quentes), tomo um banho quente de banheira e bebo o café devagarzinho, enquanto volto à vida. Costumo ficar na banheira por uma meia hora, e deixo os pensamentos fluírem. Para mim, um banho de banheira é uma atividade meditativa, e em geral é assim que me preparo para o dia. Depois que saio do banho, visto roupa de ginástica.

08h
Em geral, respondo a e-mails. Recebo em média 100 por dia. Aí trabalho um pouco antes de malhar com meu personal trainer, às 08h. A home page do meu computador é o Daily Beast Cheat Sheet, um ótimo resumo das notícias do dia, de diferentes veículos de todo o mundo. Malho em casa, com equipamento de Pilates, para exercícios cardíacos e pesos. Costumo fazer entre 30 e 45 minutos de exercícios aeróbicos, e depois abdominais, flexões, alongamento e outros exercícios que usam o peso do próprio corpo, já que tenho a tendência a ficar muito bombado se usar pesos demais.

09h15
Depois da ginástica, tomo café – granola integral ou farelo de cereal, meia banana e várias fatias de abacaxi. Então tomo outro banho de banheira, agora com sabonete, e lavo o cabelo. É claro que uso produtos de beleza da minha marca; quando a pele está seca, lavo o rosto com uma loção em creme, ou com a loção em gel quando sinto a pele mais oleosa. Aparo a barba e penteio o cabelo. Uso o hidratante diário da minha linha, e dou leves pinceladas de maquiagem para retocar manchas ou olheiras, com uma base em bastão (cor número 7). Aí visto meu “uniforme”: camisa branca, gravata escura, alfinete de ouro para colarinho, terno preto ou cinza-escuro com abotoamento simples e lapela fina, sapato cap toe. Uso variações desse look nos dias em que estou em alguma cidade. Meus outros uniformes são para Santa Fé, no Novo México, Mustique, no Caribe, ou para alguma estação de esqui.

Carrego meu laptop e outras coisas de trabalho em uma das minhas bolsas de couro preto. Como raramente caminho em Londres, nunca uso sobretudo. Na verdade, costumo caminhar mais em Nova York. Em Los Angeles e Santa Fé, eu dirijo. Em Londres, tenho um motorista porque sofro de uma leve dislexia e não consigo dirigir na mão inglesa. Sempre tenho um International Herald Tribune à minha espera; é o jornal perfeito para mim, resumido, com um olhar rápido e internacional para o noticiário. Ler ou folhear o jornal costuma levar o mesmo tempo que gasto para ir de casa ao escritório. Não ando com celular porque detesto falar no telefone, principalmente em celulares. Tenho, sim, um iPhone, mas uso principalmente para ouvir música e tirar fotos. Numa situação de emergência, é claro que uso como celular. Eu nem sei direito qual é o número. Tenho um iPad que uso apenas para ler livros ou roteiros, e sempre levo meu MacBook Air comigo, para todos os lugares.

10h
Costumo chegar ao escritório às 10h. Tenho uma queda por donuts e às vezes como um ou dois logo que chego, e acabo com meu regime.

Na condição de presidente e CEO da empresa, passo boa parte do dia em reuniões de negócios ou de design. Podem ser provas da coleção feminina de prêt-à-porter, provas de roupas masculinas, revisão de protótipos de bolsas femininas, provas de sapatos, reuniões sobre design de joias, cosméticos ou óculos. Costumo trabalhar em diferentes categorias de produtos num mesmo dia. Minha equipe executiva está espalhada pelo mundo, nos escritórios de Londres, Nova York, Los Angeles, Milão, Florença, Hong Kong e Tóquio. Por isso, muitas vezes as reuniões são via Skype.

13h
Detesto almoçar fora num dia de trabalho, acho que me atrasa e quebra meu ritmo. Prefiro comer na minha sala. Na verdade, circulo pelo ateliê com um prato na mão, de sashimi de salmão ou salada de tomate e mussarela. Às vezes como um pedacinho de chocolate amargo depois do almoço.

18h
Na maioria dos dias, fico no escritório até às 18h ou 20h, dependendo se tenho de ir a algum jantar ou não. Quando tenho compromisso à noite – isso acontece cerca de quatro vezes por semana –, tento tirar uma soneca de uns 45 minutos, tomo outro banho de banheira e visto uma camisa limpa.

20h
Não gosto muito de coquetéis ou grandes jantares, mas com frequência preciso ir a esse tipo de evento. Prefiro jantares pequenos com amigos mais próximos. Quase sempre vou aos mesmos restaurantes de Londres: Scott´s, No. 35, J.  Sheekey, Mark’s Club, Harry’s Bar ou o Cut at 45 Park Lane. Quando marco de tomar um drinque com alguém antes, gosto de ir ao Fumoir, no Claridge’s. Na verdade, gosto mesmo é de ficar em casa à noite. O Richard [Buckley, companheiro de Tom Ford há 25 anos] é excelente cozinheiro, e adoro jantar na cozinha só com ele e nossos cachorros.

22h30
Quando saio à noite, chego em casa e vou com Richard levar os cachorros para passear em Grosvenor Square, e depois vamos dormir. Talvez seja difícil acreditar, mas costumo tomar outro banho quente de banheira, e lavar o rosto. Depois assistimos a um pouco de televisão (quase sempre programas que gravamos), ou então lemos, e vamos dormir. Durmo sem roupa. Para falar a verdade, quase não uso roupas quando estou em casa.

Meia-noite
Em geral, já estou na cama. E, se tiver sorte, consigo dormir algumas horas!