Por Thaïs Mello
Carlo Benetton, um dos fundadores da marca italiana que leva seu sobrenome, morreu na terça-feira (01.07), aos 74 anos. Para homenageá-lo, a Bazaar selecionou algumas das campanhas mais emblemáticas da marca, famosa por suas imagens polêmicas e mensagens de engajamento social.
Essa imagem, de 1991, é uma das mais famosas da história da Benetton. Atualmente, é alvo de discussões sobre racismo em campanhas de moda, por, supostamente, retratar a criança branca como um anjinho e a criança negra como um diabinho.
A representatividade sempre foi um tema importante para a Benetton. Nessa campanha, três etnias diferentes estão abraçadas e envoltas por um manto, simbolizando a união entre as raças.
Conhecida por suas roupas coloridas, a Benetton usou sua marca registrada para alertar sobre o vírus HIV, em 1993, no auge da doença.
A igualdade racial é abordada novamente na campanha de 1996, mostrando que os corações são iguais, independentemente de suas etnias.
Explosão de cores – nas roupas e na pele dos modelos.
Na imagem de 1985, dois jovens – um judeu e um muçulmano – estão abraçados, promovendo a paz entre etnias e crenças religiosas diferentes.
Celebrando os 50 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a campanha de 1998 mostra jovens de diversas etnias, em meio a artigos da Declaração.
Criada pelo grupo Benetton, a Fundação “UnHate” causou polêmica, em 2011, com montagens de líderes políticos antagônicos se beijando, buscando combater a cultura do ódio. Na imagem, Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos e Hugo Chávez, ex-presidente da Venezuela.
“Desempregado do ano”: na campanha de 2012, a Benetton chamava atenção para a crise no mercado de trabalho, em um concurso que oferecia bolsas a jovens desempregados.
Em 2014, a marca se uniu à ONU Mulheres para falar da importância da igualdade entre os gêneros no combate à violência contra as mulheres.
Leia mais:
North West, filha de Kim Kardashian, estreia sua primeira campanha publicitária
Cinco influencers da moda que você precisa conhecer em 2018
Penélope Cruz é a nova embaixadora da Chanel