Foto: Divulgação

2020 foi o ano de se reinventar. A pandemia acelerou diversos movimentos que já faziam parte do futuro do mundo da moda, como marcas revendo seus conceitos, valorização da sustentabilidade e impulsionamento das vendas online. As pessoas se reinventaram também. É o caso de Demna Gvasalia, diretor criativo da Balenciaga, que virou designer de games para apresentar a nova coleção da grife.

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Neste domingo (06.12), a marca lançou Afterworld: The Age of Tomorrow” – criado em parceria com a Unreal Engine, da Epic Games – que vai muito além de uma coleção, se tornando uma experiência jamais visitada por outras marcas. O game, que pode ser jogado por diversos aparelhos, leva o player por um universo futurístico, passando por outros personagens que usam as peças lançadas. O objetivo de ser o mais interativo possível foi alcançado com sucesso.

O jogo segue uma narrativa que se passa em 2031, depois que a humanidade conseguiu superar os desafios que enfrentamos atualmente. E os jogadores que transcenderem o Afterworld alcançam a vitória que, segundo a marca, é um exercício da vida real ambientado em uma utopia virtual. “No final, o herói finalmente se tornou (como é referido na análise da ‘Jornada do Herói’) um ‘Mestre dos Dois Mundo'”, disse a casa fazendo referência aos estudos de arquetípicos de Joseph Campbell.

Para criar o game, modelos foram registrados em um estúdio em Paris por uma tecnologia que escaneia suas características para depois digitaliza-las, transformando-os em verdadeiros avatares. A técnica utilizada faz com que ao longo do vídeo, os personagens sejam extremamente reais.

A novidade leva Balenciaga para outro patamar, uma posição de liderança como uma empresa que atua em multiplataformas, alternando agilmente entre digital e físico para vender roupas tangíveis e alta-costura, com Gvasalia no controle.

Quando o assunto são as peças, a marca transita entre referências medievais – como as botas que remetem a armaduras – e a um cenário futurista pós-apocalíptico. Veja na galeria dez looks que amamos da coleção: