Por Luísa Graça

Em 2011, a banda americana Interpol subia ao palco do festival Planeta Terra, em São Paulo, na mesma noite que tocaria The Strokes. De lá pra cá, o então quarteto teve de se reinventar como trio, com a saída do baixista Carlos D, e apresentam no Lollapalooza de 2015 as faixas do disco El Pintor, quinto trabalho da banda e o primeiro em nova formação. Naturalmente mais maduros, mas essencialmente com a mesma sonoridade baseada nas frases melódicas da guitarra de Daniel Kessler e assombrosa voz de Paul Banks, frontman da banda (e namorado da modelo Helena Christensen), os rapazes nova-iorquinos prometem um show com hits dos primeiros discos e faixas de El Pintor, com uma nova energia, e esperam que a plateia faça jus à fama de totalmente vibrante, como fez nas passagens anteriores deles pela cidade, de acordo com a banda.

Em entrevista exclusiva à Bazaar, Kessler conta que música nunca foi um plano. “Foi simplesmente algo que aconteceu depois da fase do skate”, brinca. Apesar do aspecto moody e, por vezes, literalmente cool da banda, nada é criado de maneira calculada, mesmo depois da baixa de um integrante. “Em nenhum momento paramos para conversar sobre como faríamos nosso novo disco. Fizemos tudo de maneira instintiva, sem pensar demais. De certa maneira, é um risco fazer música assim, mas fazemos música porque queremos e não como obrigação. Achamos que podemos dizer algo de maneira melhor do que já dissemos antes. É nossa forma de expressão”.

Os rapazes também nunca pararam para conversar sobre o jeito que se vestem, sempre alinhados, de preto, como um verdadeiro class act. “O que vestimos como Interpol é também o que vestimos no dia-a-dia. Acho que nenhum de nós simplesmente apareceria para tocar usando um suéter chamativo”, diz o guitarrista, que sempre gostou do jeito que se vestiam os homens no final da década de 60 e atores da nouvelle vague francesa – “desde quando eu era muito novo para me vestir assim”.

O Interpol se apresenta na tarde deste domingo (29.03), em São Paulo, no Palco Skol do Lollapalooza Brasil – as cool as ever. Informações e ingressos aqui: www.lollapaloozabr.com