
Os sapatos do momento fizeram sucesso no desfile de Giambattista Valli – Foto: Reprodução/Instagram/@giambattistavalliparis
O outono começa oficialmente dia 20 de março e já está mais do que na hora de tirar as botas e os sapatos mais fechados do armário – ou investir nos modelos do momento. Enquanto nas temporadas de moda passadas, o mundo ainda estava coberto de incertezas sobre a pandemia e a volta da vida ao normal, nos últimos desfiles internacionais, tivemos coleções que propõem uma vida social mais ativa, sem abrir mão do mood confortável e funcional.
Agora, com a volta das atividades e as pessoas demonstrando o desejo de celebrar e encontrar amigos e familiares novamente, as grifes apostam em todo o brilho e extravaganza pré-pandemia.
E se você já está ansiosa para saber em qual modelo deve apostar, preparamos um guia que será decisivo na hora da escolha. Como os desfiles da última temporada já adiantaram, os próximos meses prometem ser de muito over the knee, plataformas altíssimas e solas pesadas ou tratoradas.
Over the knee
Se em 2015, quando as botas over the knee estavam com tudo, a tendência era usar o sapato por cima da calça jeans, em 2022, a proposta é outra. O modelo foi combinado ao vestido chemise e saias de couro mídi no desfile da Bottega Veneta, às minissaias e coletes-vestido da Givenchy, ao cocktail dress da Elie Saab e aos vestidos de lã da Isabel Marant.
As versões coloridas também surgem para deixar a estação mais divertida e você ainda pode optar pelos modelos bem justos às pernas, quase como uma meia-calça, ou por modelos mais folgados em que o couro do sapato fica mais soltinho.
Plataforma
Os saltos com meia-pata e plataforma seguem firmes nesse outono, como mostram os desfiles da Valentino, Versace, Giambattista Valli e Balmain. Na grife da Medusa, o modelo que virou febre nas redes sociais chega com bico fino, enquanto na Valentino a novidade é a bota de cano curto toda pink. Giambattista deixou o modelo ainda mais festivo e revestiu todo o sapato de glitter prateado, proposta completamente diferente da Balmain, que optou pelo modelo todo branco ou preto com um salto inteiro e sem recortes entre o calcanhar e os dedos dos pés.
Foco na sola
O tratorado também segue sendo tendência, como visto na Akris, Ermanno Scervino e Versace. Mas além do recorte, as solas ganham destaque pelos shapes diferentes, como o da Vtmnts. Além dos solados inusitados, os modelos também chegam com cor, amarrações ou brilho envernizado.