
Betty Halbreich em Nova York, 2016. (Foto: Gabbe/Getty Images)
Confessions of a shopaholic: Conheci Betty Halbreich em um desses dias impossíveis de esquecer. Eu tinha 21 anos, estava em Nova York e, durante um encontro com uma amiga no King Cole Bar, berço do Bloody Mary no famoso hotel St. Regis, ela me sugeriu ir, na manhã seguinte, até a Bergdorf Goodman encontrar uma das personagens que são “a cara de Manhattan”. Dito e feito.
Pulei no primeiro taxi amarelo que vi e, na icônica loja de departamentos da Quinta Avenida, cujos andares históricos já cruzei vezes incontáveis, descobri uma salinha escondida, mais interessante do que qualquer outra: o escritório de Betty. Ela, com 94 anos recém completos, era a personificação do lugar. Uma lenda! Sua primeira vez ali tinha sido em 1976, quando foi contratada como vendedora depois de passar por um teste “simples” – vender alguns modelitos para um dos cisnes de Truman Capote, Babe Paley. Nervosa, Betty tropeçou em um vestido, mas garantiu a cliente e o emprego.

Betty Halbreich no lançamento de seu segundo livro, “I’ll Drink To That: A Life in Style with a Twist”, na Bergdorf Goodman, em Nova York, 2014. (Foto: Eugene Gologursky/Getty Images for Michael Kors)
Nos 48 anos seguintes (porque, sim, nunca se aposentou), vez da loja de departamentos seu reino e foi até responsável por instaurar o hábito de “personal shoppers” ali. Babe foi uma de suas devotas, mas, na agenda guardada a sete chaves, também tinha Liza Minnelli, Lauren Bacall e um série de outras socialites (famosas e anônimas) que só assinavam cheques ou passavam o cartão com sua aprovação.
A magia de Betty estava nos olhos – estavam sempre agitados, preocupados com horários e compromissos, mas prontos para te dar toda a atenção do mundo. Ela, naquela salinha, incorporava a essência da moda nova-iorquina. Ela nunca se aposentou oficialmente da Bergdorf’s – trabalhou praticamente até anteontem, sábado (24/o8), quando deixou esse mundo aos 96 anos.

O terceiro livro de Betty Halbreich, “No One Has Seen It All: Lessons for Living Well from Nearly a Century of Good Taste”, com lançamento para abril de 2025. (Foto: Divulgação)
Histórias nunca faltavam. Tantas, aliás, que renderam três livros. Os primeiros, “Secrets of a Fashion Therapist” e “I’ll Drink to That” são bíblias para fashionistas. O terceiro, “No One Has Seen It All“, chega apenas em abril de 2025. Leitura obrigatória, claro. Depois daquela manhã em Nova York, nunca mais vi Betty. Às vezes, nos sonhos, ela ainda sorri para mim e até me ajuda a fazer compras… Gastar nunca mais vai igual.