Caroline veste top de couro e sapatos Baum & Haut; casaco Osklen; e calça Neriage - Foto: Vinícius Postiglione
Caroline veste top de couro e sapatos Baum & Haut; casaco Osklen; e calça Neriage – Foto: Vinícius Postiglione

Caroline Baum é o que podemos chamar de mulher múltipla, talentosa e estilosa. Criadora da marca Baum & Haut, foi a eleita por Costanza Pascolato para criar uma bolsa em parceria com a Capodarte e assumiu outros cargos, como de curadoria de compras da boutique multimarca paulistana Choix, graças ao estilo bem definido, elegante e atemporal.

“É pouco provável que eu me renda a alguma tendência. Prezo muito peças de boa qualidade e, ao mesmo tempo, não sou consumista. Tenho roupas de quando tinha 17 anos, outras que vesti muito nos meus 25”, conta a designer de 36, que, nos últimos tempos, fez uma mudança radical no guarda-roupa.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Sapatos Gloria Coelho; perfume Comme des Garçons; e óculos vintage de seu acervo pessoal - Foto: Vinícius Postiglione
Sapatos Gloria Coelho; perfume Comme des Garçons; e óculos vintage de seu acervo pessoal – Foto: Vinícius Postiglione

De um ano para cá, é possível encontrá-la em versão colorida. “Meus amigos de longa data sabem que o meu closet é composto 70% por peças pretas, mas resolvi usar cor, muita cor”, explica ela, que, por muito tempo, transitava entre looks neutros.

A ligação com o misticismo é, de certa forma, responsável pela mudança. “Sou extremamente mística, adoro a influência da energia da natureza, as transformações e as simbologias das cores no universo”, diz Caroline, que faz ioga e vive cercada por cristais, florais, plantas, banhos de ervas e um gato, o Yves Baum.

Segundo ela, tudo isso é uma forma de evolução pessoal. “A ioga, como consciência corporal, me libertou de certas inseguranças, como usar um decote, por exemplo. Hoje, me sinto bem com isso e acho elegante.”

Carol veste macacão Neriage, mangas de couro e sapatos Baum & Haut - Foto: Vinícius Postiglione
Carol veste macacão Neriage, mangas de couro e sapatos Baum & Haut – Foto: Vinícius Postiglione

A gaúcha de Sapiranga trabalhava numa loja de luminárias e estudava design de interiores quando fez um curso de desenho de calçados e se apaixonou. Aos 17 anos, criou sua primeira coleção, inspirada na pop art. De lá para cá, a quantidade de modelos desenvolvidos em marcas é incontável.

Chegando à capital paulista, ela foi uma das primeiras designers da Zeferino e, na sequência, conheceu Gloria Coelho, que considera sua fada madrinha. “Aconteceu uma identificação imediata. Ela me ensinou a fazer sapatos com acabamentos primorosos e design atemporal, além de dar liberdade para criar o que achasse incrível para a marca, dentro da linha estética dela”, diz.

Bolsa e pulseira de couro Baum & Haut - Foto: Vinicius Postiglione
Bolsa e pulseira de couro Baum & Haut – Foto: Vinicius Postiglione

Caroline levou essa expertise, principalmente com o couro, para a etiqueta que une seu sobrenome com a palavra pele, em alemão. Bolsas, sapatos e acessórios de vestir, entre coletes, mangas, golas, casulos, colares e caneleiras, feitos por artesãos, são o DNA da Baum & Haut.

Recentemente, a marca foi escolhida como uma das apostas de novos designers do e-commerce Shop2gether, dando maior alcance, também, ao conceito de slow fashion.

Leia também:
Maria Frering antecipa novidades da sua nova grife de joias
Cinto de corrente: acessório essencial para o styling da temporada

Carol veste camisa de seda Bruno Mansur; calça Keymono Project para Choix - Foto: Vinícius Postiglione
Carol veste camisa de seda Bruno Mansur; calça Keymono Project para Choix – Foto: Vinícius Postiglione

No momento, Caroline mira além dos acessórios. “Já comecei a fazer a minha primeira coleção-cápsula feminina de roupas, com peças essenciais para o guarda-roupa contemporâneo urbano”, antecipa sobre a linha para a Choix.

“É importante que a cliente se sinta bonita e elegante o dia todo. E é essa a minha relação com as roupas, de poder usá-las em diferentes momentos. Posso vestir uma camiseta branca para fazer ioga, ir à reunião e a uma festa.” Uma transição genuína – de quem entende e pode inspirar!

Carol veste blusa e saia Okslen; e colar Baum & Haut - Foto: Vinícius Postiglione
Carol veste blusa e saia Osklen; e colar Baum & Haut – Foto: Vinícius Postiglione