Depois de várias temporadas valorizando casacos com modelagens mais amplas, oversized e sobretudos, diversas marcas apostam que o inverno 2020 será o momento de jaquetas mais curtas brilharem. Com shapes mais justos, acinturadas e que vão até a cintura apenas, essas peças são um respiro às tendências passadas, além de modelos chave para criar looks modernos e despojados.
Nomes como Salvatore Ferragamo, Philipp Plein, Giorgio Armani, entre outros, levaram jaquetas de couro, spencers e outros modelos mais curtos para suas passarelas. Veja como as marcas apostam nesta tendência:
Spencers
Uma espécie de blazer mais curto, o spencer reina na passarela da Emporio Armani. Tanto versões mais acinturadas quanto algumas mais folgadas, este tipo de peça é uma opção para inovar o terninho.
Mudando um pouco a silhueta, Alberta Ferretti apresenta uma versão mais soltinha e sem gola. Já Phillip Plein faz uma releitura do smoking, com golas e mangas enfeitadas com aplicações brilhantes.
Couro
Deixando as jaquetas bikers para trás, a peça de couro é outra versão que foi encurtada. Com inspiração nos modelos perfecto, a Emporio Armani apresenta um design com botões duplos e com acabamento para cima da cintura. Alberta Ferreti continua com sua aposta mais larguinha e com os ombros bem marcados.
Sem deixar nenhuma tendência de lado, a Salvatore Ferragamo cria uma versão de jaqueta que mistura as características de um spencer com as mangas de couro. Com apenas um botão, o modelo tem um acabamento arredondado.
Estruturada
As marcas com a assinatura de Armani são as que mais bateram na tecla dos casacos mais curtos. Um dos destaques da coleção de inverno 2020 da Giorgio Armani foi os modelos mais estruturados: ombros armados, golas simples, acinturados e com acabamentos cheios de linhas bem marcadas.
Outros destaques
A Dolce & Gabbana também cria sua própria versão de casaco com modelagem mais curta, bem acinturada e com bolsos aparentes. Além disso, a Giorgio Armani apresenta versões coloridas e estampas, que dão ainda mais vida ao visual.