Penélope Cruz. Foto: Pat Martin

Por Tara Gonzalez, para Harper’s Bazaar US

Virginie Viard descreveu sua última coleção de alta-costura em 2023 para a Chanel como “um retrato de feminilidade delicada, porém ousada”. Mas para a embaixadora da marca e fã de longa data da casa, Penélope Cruz, a coleção foi mais do que apenas feminilidade — ela representou a realização de um sonho de menina.

No 14º Governors Awards, realizado na última terça-feira (09.01) no Ray Dolby Ballroom, em Los Angeles, a estrela do filme Ferrari usou um vestido de alta-costura Chanel personalizado que combinava dois looks do desfile Outono-Inverno de 2023, com um top bordado em marfim e uma saia radzimir branca com babados. O look foi estilizado com os brincos Tweed Ruban da grife e o anel Tweed Icône Ruban com ouro branco, diamantes e pérolas cultivadas. Em uma entrevista após o evento, a atriz contou que o visual a lembrava de quando era menina e sentia as borboletas esvoaçantes de um amor de primeira viagem.

Penélope Cruz. Foto: Pat Martin

“Sempre tive uma queda por vestidos que combinam saias muito grandes com tops muito, muito justos na cintura. Acho que é tão legal, atemporal e elegante”, disse Cruz. “Isso sempre me faz sentir muito sortuda, pois meu sonho de menina era poder usar algumas dessas peças da Chanel. O fato de terem criado esse look só para mim é ainda mais um sonho que se tornou realidade.”

Penélope Cruz. Foto: Pat Martin

Mas a vencedora do Oscar também é a primeira a admitir que seu relacionamento com a marca é como um sonho que se tornou realidade desde 1999, quando ela participou de seu primeiro desfile da Chanel, onde conheceu Karl Lagerfeld pela primeira vez. Ao longo dos anos, Cruz passou a usar conjuntos de tweed exclusivos, vestidos sem costas sob medida e obras-primas de arquivo, como o vestido com capuz que ela usou no Met Gala de maio passado, originalmente visto na supermodelo francesa Inès de la Fressange há mais de duas décadas. Esse último look personalizado de alta costura para a temporada de prêmios é apenas mais um em seu já extenso cânone com a Chanel.

Penélope Cruz em look Chanel. Foto: Frazer Harrisoon

Foram necessárias apenas algumas conversas para chegar ao look da noite do evento, revelou Cruz – a dificuldade foi escolher entre tantas opções bonitas. “Mas assim que vi os primeiros esboços, me apaixonei por ele. Quando eles estavam fazendo, pensamos que talvez fosse para uma estreia”, disse ela, “mas acabou sendo para o Governors Awards e era tão perfeito para a ocasião.” É o tipo de coisa que ela não poderia nem imaginar quando era menina, mas que seu eu mais jovem certamente também adoraria.