Um dos modelos de colete criados por Maria Grazia Chiuri para o desfile da Dior – Foto: Reprodução/WWD

A temporada de resort 2023 mostrou que o colete, peça essencial e característica do estilo boho, voltou com tudo nos desfiles de diversas marcas. As grifes apresentaram modelos diferentes, provando que é possível incluir uma versão no armário mesmo se você não quiser combiná-lo a um vestido fluido de estampa floral.

Conheça algumas propostas e escolha as suas favoritas:

Dior

Foto: Reprodução/WWD

O desfile teve inspiração espanhola e entre calças com suspensórios, botas de montaria e chapéus de aba reta estavam eles, os coletes. Bordados com motivos florais em preto e branco, estampados ou em jacquard vermelho, as peças foram combinadas principalmente a camisas, com golas bordadas ou cheias de babados.

Alessandra Rich

Foto: Divulgação/Alessandra Rich

Na coleção da Alessandra Rich, o colete chega com fios de lurex e botões com cristais, além de ser usado fechado e sem nada por baixo para um visual mais sexy, deixando a barriga à mostra.

Chloé

Foto: Divulgação/Chloé

Na grife francesa comandada por Gabriela Hearst, o colete de couro é mais longo e com aplicações de pelúcia por dentro, que dão o acabamento na barra, decote e nas cavas. A peça também carrega uma das assinaturas da designer na marca e mistura diferentes cores de couro na mesma peça, que remete ao patchwork.

Etro

Foto: Divulgação/Etro

A casa italiana apresentou uma coleção que foca no trabalho manual, com peças de crochê e texturas naturais – e com o colete não seria diferente. A versão longa, que vai até o tornozelo, combina tons de rosa, amarelo, azul e branco e se transforma no item perfeito para dar mais bossa ao look all-white.

MM6 – Maison Margiela

Foto: Divulgação/MM6 – Maison Margiela

O visual cheio de personalidade da Maison Margiela é finalizado com o colete de couro com ombreiras, que ganha um corte de alfaiataria. Para quebrar o shape da peça, combine com uma calça pantalona e transforme a silhueta, como no styling do desfile.

Dsquared2

Foto: Divulgação/Dsquared2

Os looks com pegada street da coleção misturam os tênis, a silhueta oversized, meia arrastão, paetês e rendas, que ganham um ar grunge. A proposta mais casual ensina como usar o colete de paetês na cidade e foge da proposta delicada e romântica.