Foto: Reprodução/Instagram/@will.jewelry

A WILL jewelry é uma marca de joias que tem um DNA digital, criada pela designer Renata Coimbra. Ela conversou com Bazaar sobre a label – leia na íntegra:

Em que ano nasceu a joalheria WILL e como foi o processo de criação dela?

A WILL nasceu em 2021 e foi ao ar no final de 2022. Sempre trabalhei na área financeira e de planejamento em grandes empresas e paralelamente tinha sociedade com meu irmão em outros negócios. Estava de férias numa viagem pela Asia com umas amigas e minha mãe me pediu para trazer algumas gemas para ela.

Fui pesquisar para saber o que comprar e negociar e me deparei com um mundo totalmente novo. A joalheria entrou como curiosidade e hobby para descansar a cabeça, um curso diferente dos tradicionais em que eu fazia somente por diploma, pela carreira.

Fui estudando e fazendo cursos ligados a joalheria dentro e fora do Brasil, produzindo e vendendo para amigos e conhecidos. Sempre sob encomenda, de uma maneira mais amadora.

Fui levando a joalheria em segundo plano até minha segunda gravidez. Aí decidi mudar tudo! Decidi juntar minha bagagem, meu conhecimento em negócios e juntar com a joalheria que me dava prazer e fazia mais sentido para mim. Queria criar um negócio. Uma marca que não tivesse meu nome próprio e que fosse diferente do que eu já fazia.

A WILL nasceu do desejo de mudar. Trazer para joalheria uma linguagem mais atual. Com liberdade para ser e se expressar da sua maneira. Uma marca que conversasse mais com os dias de hoje. Atual, cool, digital e sem perder a presença de uma joia. Trazendo uma nova maneira de enxergar a joia e seu valor.

Como foi a escolha do nome?

WILL em inglês quer dizer: vontade, desejo, querer, decisão. Além de ser usado no verbo como Futuro! Acho que fala bem o que eu queria trazer.

Com quais materiais você trabalha para criar as suas joias?

Trabalhamos com ouro 18k e com gemas naturais. Acredito no ouro como um material sustentável uma vez que ele pode ser reutilizado infinitas vezes, é inoxidável, é além de tudo, é um ativo financeiro. Se cansar da joia, pode derreter e refazer o design. Se não for utilizar mais, pode vender o material. Se ficar com cara de velho é só polir que se tem uma peça novinha.

Qual é a relação da Will com a sustentabilidade?

Acreditamos que sustentabilidade vai além do material utilizado. É preciso pensar em todo processo e com transparência. Dessa maneira, criamos joias com movimento que podem ser usadas de jeitos diferentes, formando composições e estilos desde o mais básico ao mais luxuoso. Diminuindo assim a necessidade de consumo de muitas peças. Na coleção “UnREAL” por exemplo, com 10 peças pode se fazer 60 combinações diferentes.

No material, trabalhamos com ouro de reuso local (purificado e certificado) e gemas naturais de parceiros legais aqui e o redor do mundo. Na logística, trabalhamos com o frete neutro, onde é calculado a quantidade de Co2 emitido e fazemos a neutralização através de créditos de carbono, apoiando projetos de reflorestamento e desenvolvimento da comunidade local.

Pensando em transparência, trazemos o certificado digital em NFT, que é possível ter acesso a todo o histórico da peça, detalhes de material, localidade, desde a criação até o proprietário atual.

Além de trazer todo o lado digital onde o público tem acesso a joia de uma maneira diferente e democrática através de realidade aumentada, podendo usar a joia virtual para fazer fotos e vídeos, e também a joia digital para ser usada por seu avatar no metaverso.

Quais são as principais características da coleção “UnReal”?

Joias versáteis, com movimento e encaixes que te dão liberdade para criar e usar da sua maneira. Do simples ao luxuoso com a mesma peça.