Colar Bulgari com diamantes e esmeraldas colombianas - Foto: Getty Images
Colar Bulgari com diamantes e esmeraldas colombianas – Foto: Getty Images

Por Victoria Ranieri

Assim como nos últimos meses, Bazaar revela qual é a pedra do mês e um pouco de sua história. Maio é dedicado à esmeralda, uma das pedras preciosas coloridas mais importantes devido à sua tradição e aceitação universal. A esmeralda é a mais nobre variação do mineral berilo – a água-marinha, por exemplo, é da mesma família.

Leia mais: Shine bright… Saiba tudo sobre o diamante, pedra do mês de abril

Sua dureza é de 7.5 – 8.0 na escala de Mohs, que classifica a resistência dos materiais, mas esta propriedade pode ser bastante reduzida dependendo do número e tamanho das inclusões – materiais que se fixam dentro do mineral durante a sua formação . As principais jazidas dessa gema são as colombianas, embora também possa ser encontrada na Serra da Carnaíba, na Bahia, Campos Verdes,em Goiás, Rússia, Zimbábue e Afeganistão.

Leia mais:Conheça a pedra do mês de março: água-marinha

Desde a época de Cleópatra, que costumava se enfeitar com a gema, a pedra tem sido adorada por sua brilhante cor verde característica. No Egito, costumava-se enterrar múmias com um cetro cravejado de esmeraldas, pois a gema era considerada símbolo de renascimento e da esperança. Já os medievais acreditavam que essa pedra trazia felicidade no amor e harmonia ao lar.

Leia mais:Minha pedra é ametista… Conheça a gema do mês de fevereiro!

Em nossa galeria você confere uma seleção de peças com gema. Afinal, quem não quer felicidade no amor?

Leia mais:Conheça a granada, a pedra do mês de janeiro