Por Cibele Maciet e Marcela Palhão
A Europa volta, pouco a pouco, aos desfiles presenciais, e a alta-costura é uma das primeiras temporadas de moda a receber convidados da imprensa, buyers, clientes e VIPs. Um público reduzido, é claro, mas feliz e entusiasmado com uma possível volta à normalidade no velho continente.
A temporada de inverno 2022 começou e a Dior apresentou uma coleção inspirada no bordado como forma de subversão, em tweeds mistos, em vestidos com fluidos, mas sempre com um toque original, além de casacos com texturas e dimensões diferentes e gráficas. Um retorno à presença física implica chamar a atenção para materiais tácteis, e Maria Grazia Chiuri não poupou esforços. Gaze de seda, plumas, organza de seda, rendas guipure e cachemiras encheram os olhos da plateia.
Para finalizar, o mural bordado pela artista Eva Jospin em diversas cores e texturas representa bem esse trabalho centenário da couture e das petites mains, arte manual que é o privilégio de apenas quatro mil clientes no mundo. Veja dez coisas que amamos da coleção:
Os decotes
Os vestidos ganham diferentes decotes, com formas inusitadas, volumes e recortes que deixam as peças fluídas ainda mais interessantes.
A noiva
Encerrando o desfile, o vestido de noiva com aplicações florais sai do tradicional branco para um tom de verde transparente e fundo bege.
O mix
A marca aposta em uma diferente mistura de padrões de xadrez para criar diversos looks.
A sobreposição
Outro truque de styling usado para o desfile da Dior é a criação de looks com camadas, como camisas sobre vestidos e outras combinações.
O plissado
O plissado cria vestidos com movimentos leves e elegantes.
As flores
Estampas florais renovam peças clássicas da grife, como trench coats.
Navy
Azul marinho, botões dourados, amplas golas e conjuntos dão ares navy à coleção.
O casaco
O trench coat estampado e amplo foi um dos destaques do desfile.
As redes
Uma peças que apareceu em diversos looks foi a segunda pele com um material que lembram uma rede.
Os conjuntos
Os conjuntos clássicos da Dior não ficaram de fora da coleção de inverno 2022.
Em vídeo
Veja a cenografia do desfile:
Assista ao savoir-faire da jaqueta feita à mão: