
Por Rodrigo Yaegashi e Silvana Holzmeister
Falando de identidade, Maria Grazia Chiuri para o cruise 2021 da Dior foi buscar nos povos ciganos referências para falar de tradição. Nômades, trazem no ceio familiar toda a bagagem e responsabilidade de perpetuar sua cultura. Foi desse universo que vieram vestidos feitos em tecidos leves e dançantes, com detalhes de tapeçarias manuais cheias de cor. Lenços e barras de saia franjadas complementam as referências.
Em colaboração com a artista visual italiana Marienella Senatore, a Dior construiu um colorido e iluminado cenário na Piazza del Duomo, em Lecce, pequena cidade da região da Puglia. O desfile teve a companhia de bailarinos performando uma dança folclórica chamada pizzica, característica daquela região.
Veja dez coisas que amamos da nova coleção da Dior:
O cenário
Em parceria com a artista Marienella Senatore, a marca criou um cenário que levou 12 dias para ser montado e 30 mil luzes coloridas. O resultado é de tirar o fôlego.
Os listrados

O listrado – que misturava tons de azul e branco – estampou saias, ternos e cropped tops.
Vestidos leves

Com tecidos leves, uma leve transparência e modelagens amplas, os vestidos ganharam movimentos incríveis.
Tapeçaria

Aplicações em tapeçaria e padronagens que seguiam este estilo reforçaram as inspirações culturais que Maria Grazia teve para essa coleção.
As franjas

Lenços, vestidos e saias ganharam pequenas franjas.
Os conjuntos

Conjuntos de blazer, shorts e colete com a mesma estampa se destacaram no resort 2021 da Dior.
Bordados e aplicações

Bordados delicados e coloridos e aplicações florais transformaram as peças.
Trabalho manual

Maria Grazia colaborou com diversos artistas manuais que fazem um trabalho tradicional daquela região da Itália. O resultado foram aplicações e peças inteiras com tecidos delicados e padronagens encantadoras.
A transparência

A leveza dos tecidos usados acabou deixando diversas peças transparentes. Em alguns modelos, a característica era mais forte, enquanto em outros foi acrescentada com mais sutileza e perceptível apenas em movimento.
Os looks pretos

Uma gama de looks pretos encantou por desassociar a cor ao conceito de básico ou clássico.