Uma cena do documentário Iris (Foto: Getty Images
Uma cena do documentário Iris (Foto: Getty Images)

“Não tenho nenhuma regra ao me vestir porque costumo quebrá-las o tempo todo”. A frase é do documentário “Iris”, do falecido diretor Albert Maysles, que retrata a rotina de Iris Apfel, uma das mulheres mais excêntricas do mundo da moda. O longa estreou nos cinemas dos Estados Unidos nesta segunda-feira (03.08), ainda sem data para vir ao Brasil.

Conhecida por seus grandes óculos de grau e trajes estampados, Iris, aos 93 anos, abre seu apartamento — e seu closet — em Nova York para nos apresentar um pouco de seu estilo de vida. Nascida no Queens, Iris ingressou na moda quando ela e o marido Carl inauguraram a empresa de tecidos Old World Weavers. Trabalhou também como vendedora da loja de departamentos Loehmann’s, onde ouviu da fundadora Frieda Loehmann a frase: “Você não é bonita e nem nunca será bonita. Mas isso não importa porque você tem algo muito melhor. Você tem estilo”.

Ao longo de sua vida, Iris alcançou notoriedade tanto na moda quanto na decoração. Prova disso é quantidade de objetos, flores e arranjos de Natal – mesmo fora de época –  que expõe no apartamento em que vive com o marido.  Veja mais no trailer abaixo: