Por Luiza de Beaurepaire

Esqueca o glamour dos desfiles. Por trás das passarelas, atrás da boca de cena, uma corrrida frenética acontece antes de cada grife entrar. A badalação perde a vez e dá lugar a muita seriedade, atenção e ansiedade. Modelos fazendo a unha minutos antes de desfilarem, blusas sendo trocadas em cima da hora, maquiagens retocadas a cada instante, estilistas dando o último retoque nas peças.

Para mostrar esses bastidores, ficamos por duas horas na cola de um stylist e acompanhamos minuto a minuto desse preparo.Thiago Marcon, estilista da grife 2nd Floor, recebeu a Harper’s Bazaar no backstage e nos deixou acompanhar toda a preparação do desfile da grife – que cruzou as passarelas do Píer na quinta-feira (08.11). Em uma verdadeira corrida contra o tempo, Marcon diz que é impossível não ficar nervoso “É como se fosse um filho. Demorei 4 meses para preparar a coleção. Quando o desfile acaba, só posso dizer que sinto um êxtase.”

Acompanhe abaixo cada minuto da maratona, e veja as imagens do backstage nos quadros, em sentido horário, com cliques da nossa fotografa nesta temporada, Anna Clara Carvalho:

Fotos: Anna Clara Carvalho/Harper's Bazaar

19:18 – Dá uma olhada geral no mapa do desfile – um “quadro” com a foto de cada look completo e a ordem que entrará na passarela

19: 25 – Sai para fumar o primeiro cigarro com os amigos, fora do Backstage

19:30 – Já apreensivo, vai até a sala de desfiles e assiste ao final da montagem da passarela.

19: 40 – Recepciona a imprensa no backstage e começa a dar a primeira entrevista, junto com a Adriana Bozon, diretora criativa da marca. Os repórteres não param de chegar e, pelo menos, durante 15 minutos, ele só tira fotos e conversa com a imprensa.

Fotos: Anna Clara Carvalho/Harper's Bazaar

20:00 – Chama algumas modelos que terminaram a maquiagem para vestirem a roupa do desfile. A assessora da 2nd Floor explica que, a prova acontece em São Paulo, mas quem não consegue ir, tem que provar antes do desfile mesmo.

20:05 – Analisa algumas modelos andando já vestidas com o look e faz alguns ajustes.

20:20 – Vai fumar o segundo cigarro – para segurar o nervosismo.

20:30 – A maioria dos modelos já está na sala principal começando a se preparar para o desfile. É um troca-troca de roupa e assistentes fazem os ajustes finais. Thiago dá algumas indicações de como as peças devem ficar e aproveita para dar uma olhada geral nos looks prontos.

Fotos: Anna Clara Carvalho/Harper's Bazaar

20:50 – Aumenta a correria na sala: muitos fotógrafos e repórteres se aglomeram. Enquanto isso, os últimos modelos, que chegaram correndo de outro desfile, entram na sala e se vestem rapidamente – sempre com a ajuda de uma camareira.Thiago observa e ajuda em tudo o que pode.

21:00– Começa a formação da fila para a entrada na passarela. O clima agora é de tensão e esta é a última chance de consertar qualquer defeito de última hora. O responsável pelo backstage começa a fazer uma chamada em voz alta e, em seguida, passa para os modelos as instruções sobre a passarela.

21:15 – Começa o desfile e Thiago vai para a boca de cena da passarela. É de lá que ele assiste ao desfile. A coleção demorou quatro meses para ficar pronta e, agora, todos os ajustes finais já foram feitos. Hora de cruzar os dedos e torcer para tudo correr bem.

21:27 – Termina o desfile, tudo corre bem e o estilista recebe aplausos de todos no backstage. Amigos, modelos, jornalistas e fotógrafos cumprimentam Thiago e o parabenizam pelo sucesso. Agora, é começar a pensar na próxima coleção.