O estilo da Viola Davis, atriz e produtora norte-americana, é, de fato, digno da primeira mulher negra a conquistar a Tríplice Coroa da Atuação, como vencedora de um Oscar, um Emmy Award e dois Tony Awards. Não é a toa que grande parte de seus visuais mais emblemáticos tenham sido utilizados durante suas passagens nos tapetes vermelhos de premiações – que não foram poucas, Davis também é a mulher negra recordista de indicações ao Oscar em toda a história.
A frente do papel da advogada Annalise Keating na série de televisão “How to Get Away with Murder”, seu estilo passou a ficar ainda mais em evidência com a classe e a exuberância dos looks ostentados pela personagem durante os episódios da trama para lá de agoniante. Agora, com a chegada da 6ª e última temporada do seriado na Netflix, é mais do que necessário tirarmos um tempo para analisar o estilo de Viola Davis.
O estilo de Viola Davis
Viola já relatou em uma série de entrevistas sobre as dificuldades que encontrou ao longo de sua vida. Sua mãe foi ativista durante o movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos e, quando Davis tinha apenas dois anos, foi levada junto com ela para a prisão depois de uma de suas participações em protestos. Apesar da infância extremamente dura e bem distante dos holofotes hollywoodianos, hoje Viola brilha com glamorosas composições e leva consigo a veia da luta pelo espaço das minorias, que é sempre lembrada durante seus discursos.
Enquanto a maioria das atrizes costumam ficar com os clássicos metálicos ou pretos básicos, quando se trata da escolha de seus vestidos, Viola é sempre lembrada pelo uso de cores marcantes. Rosa pink, vermelho e azul turquesa, são, provavelmente, algumas de suas favoritas.
Mesmo assim, é tudo milimetricamente calculado para entrar em seu visual e fazer com que o grande destaque continue sendo ela mesma e sua personalidade inigualável. Uma das estratégias utilizadas por sua estilista Elizabeth Stewart para conseguir esse resultado é o uso do monocromático. Isto é, por mais quentes e marcantes que os tom escolhido pela dupla seja, ele será o mesmo para cada peça que compõem o look, da cabeça aos pés.
Mas, como à toda regra aplicam-se exceções, Davis também é conhecida por, de vez em quando, chocar seus fãs com pequenas e propositais quebras nos protocolos. Um desses casos foi durante o Emmy 2019 – quando a artista combinou um vestido longo P&B de fenda superelegante da designer italiana Alberta Ferretti com tênis prateados de plataforma, da marca New Balance.
Mesmo com todo esse glamour evidente, as peças, ainda que muito trabalhadas não pesam em sua aparência. Isto é: por meio de sua personalidade, Davis consegue traduzir o visual para que pareça que ele tenha sido criado sem qualquer esforço.
Outro aspecto que ganha destaque em suas composições é a silhueta sempre muito bem trabalhada. Além disso, seus braços tonificados também são sempre ressaltados com a ausência de mangas, por exemplo. Quando o assunto é cabelo, Viola já apostou nos mais diversos estilos: curtos, longos, naturais, lisos, presos e soltos.
A aparência da atriz é tão consistente quanto sua carreira que já acumula uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood, três nomeações ao Oscar pela sua atuação em “Dúvida”, “Histórias Cruzadas” e “Um Limite Entre Nós”, e inúmeros outros prêmios em produções que sempre são lembrados por suas importantes mensagens.