Por Victoria Ranieri
Bazaar foi conhecer em primeira mão o inverno 2015 da Íodice, que encerra a quarta-feira (05.11) de desfiles na temporada do SPFW. “Para mim e para a marca esta é uma coleção muito diferente, queria algo inovador”, explica Valdemar Iódice.
Como inspiração, o estilista olha para a tribo nigeriana Wodaabe. “A tribo faz um ritual de sedução, que é o tema da coleção, onde os homens se pintam, se maquiando de acordo com o perfil físico deles. Neste ritual os homens ficam enfileirados de um lado e as mulheres de outro. E então toca uma música, as mulheres são convidadas a encontra-los e escolher seu parceiro”, detalha.
Com isso em mente, o designer cria peças com muitos drapeados e plissados, com destaque para os vestidos midi de cintura marcada – aposta master da marca. Na cartela de materiais estão couro, lamé, seda e lã de ovelha, que aparecem em abundância nos casacos.
A coleção também conta com inúmeras estampas, entre elas a de coração geometrizado e o xadrez. Na cartela de cores tons como o vermelho, azul, amarelo e dourado.
Nos acessórios a marca aposta em peças em acrílico que lembram as bijuterias usadas pelos integrantes da tribo, com um “quê” contemporâneo. Os óculos ganham armação remetendo aos anos 60 encobertos com pele de serpente em tons como rosa branco e azul.
Os destaques da coleção na visão de Valdemar? “Acho que os vestidos. Os sapatos também. Temos um modelo drapeado, por exemplo. Mas o vestido é o ponto forte do desfile.”