Kylie Jenner - Foto: reprodução/Instagram
Kylie Jenner – Foto: reprodução/Instagram

Basta dar um passeio por qualquer local do Brasil para constatar que as calças leggings já deixaram há muito os domínios da academia e ganharam as ruas. Essa tendência ganhou até um nome gringo: athleisure, que se aplica a qualquer roupa de ginástica usada para ocasiões sociais. O clã Kardashian-Jenner, por exemplo, é um dos maiores adeptos desse movimento. Mas o que pouca gente sabe é que existe um certo risco no uso prolongado das roupas super apertadas que são próprias para a prática de atividades físicas.

Ficar com  leggings por muito tempo pode ocasionar  infecções fúngicas, espinhas e erupções cutâneas. Michael Eidelman, diretor médico do Chelsea Skin & Laser e professor assistente de medicina na Mount Sinai School of Medicine, disse ao site de notícias Mic que há uma variedade de problemas de pele que podem ser causados graças a esse look, já que o mesmo “não deixa a pele respirar e retém o suor”, criando assim “muito calor e umidade”.

Kylie Jenner - Foto: reprodução/Instagram
Kylie Jenner – Foto: reprodução/Instagram

“Realmente utilizar a legging pode complicar a circulação sanguínea, dificultando o retorno venoso. Quando se obstrui locais como tronco, pernas e nádegas por muito tempo, é comum a ocorrência de foliculite, que é o nome técnico para pelos encravados”, explica a dermatologista Katleen Conceição, da Clínica Paula Belloti, no Rio de Janeiro. “A infecção pode surgir espontaneamente ou ser agravada pela fricção das roupas na raiz dos pelos nas áreas de atrito. Além disso, suor e raspagem ou depilação feita de maneira incorreta desencadeiam esse processo. No caso das leggings, as áreas das virilhas e nádegas são os locais mais acometidos por esse problema”, completa a dermatologista Luciana de Abreu, da Clínica Dr. André Braz, também no Rio de Janeiro.

A melhor forma de evitar a foliculite é minimizar o atrito entre a pele e a roupa, além de evitar o uso de lâminas nas regiões afetadas. “Caso seja indispensável, deve-se optar por lâminas de barbear novas e limpas ou por barbeadores elétricos. A lâmina deve ser passada no sentido de crescimento do pelo para minimizar os danos à raiz e, assim, evitar que esses fiquem encravados”, diz Luciana.

Kylie Jenner - Foto: reprodução/Instagram
Kylie Jenner – Foto: reprodução/Instagram

Segundo Eidelman, além de todas esses questões, há ainda o risco do desenvolvimento de doenças como vaginite e candidíase. Por isso, ainda que não haja uma indicação formal de tempo que as calças de ginástica podem ser usadas, Luciana recomenda que não passe de três ou quatro horas.

Kylie Jenner - Foto: reprodução/Instagram
Kylie Jenner – Foto: reprodução/Instagram