Altuzarra, verão 2015 - Foto: reprodução
Altuzarra, verão 2015 – Foto: reprodução

Por Lucas Boccalão

A feminilidade está em alta, você já sabe. Referências ao boudouir também.Vem daí um dos principais elementos de styling desta temporada: as fitas e amarrações. De gorgorão ou cetim, elas são as suplentes perfeitas para os usuais botões, arrematam boa parte dos looks do verão 2015 internacional e carregam valores de delicadeza, sensualidade e até fetiche.

Rochas, verão 2015 - Foto: reprodução
Rochas, verão 2015 – Foto: reprodução

Na coleção de Joseph Altuzarra, são elas que ajustam e desenham as formas do corpo. Culpe-as também pela tensão sexual do excelente verão de Christopher Kane, todo sobre cordas e amarrações. Em Milão, elas aparecem nas coleções de MSGM e Marni, já com certa influência das vestes orientais, outra importante tendência da estação. Mas coube a duas das mais influentes mentes criativas da atualidade o toque definitivo para transportar algo da passarela para a vida real.

Dolce & Gabbana (esq.) e Ann Demeulemeester, verão 2015 - Foto: reprodução
Dolce & Gabbana (esq.) e Ann Demeulemeester, verão 2015 – Foto: reprodução

Na Dior, Raf Simons recuperou as fitas de gorgorão dos trajes da corte francesa do século 18 para fechar seus casacos alongados e amarrar suas bermudas de skatistas. Nicolas Ghesquière abriu seu desfile da Louis Vuitton com um vestido branco, com gola vitoriana fechada com fita de cetim. Estava entregue ali o modo como as fitas e amarrações chegariam aos nossos guarda-roupas. De um lado, carregado de referên cias históricas, de outro, totalmente adaptados à nossa realidade.Afinal,o olhar para o passado é uma das principais características da moda de hoje