Casa de Criadores: 10 coisas que amamos do segundo dia da 48º edição
Foto: Divulgação

A plataforma de moda e design Casa de Criadores anuncia o início das atividades de seu Instituto. O Instituto Casa de Criadores nasce por iniciativa do fundador e curador da CdC, André Hidalgo; e de um Conselho formado pela ativista e pesquisadora Neon Cunha; pelo diretor criativo e comunicador de moda Dudu Bertholini; pelo especialista em design para sustentabilidade André Carvalhal e pelo artista plástico e performer Dudx, diretor criativo da CdC..

O Instituto d visa contribuir na construção de novas bases para o ensino de moda no Brasil. Os pontos de partida vêm de demandas sociais diversas. Além de pensar na questão do acesso em termos de gratuidade e de seleção, o Instituto assume uma postura crítica diante dos fundamentos elitistas da pesquisa e da produção de moda e também diante de suas práticas e estruturas predatórias.

“Democratizar o ensino de moda, e desenhá-lo sob perspectivas não-hegemônicas e decoloniais é primordial para a construção de uma moda nacional que traduza verdadeiramente sua realidade e alcance todo o seu potencial. E o instituto CDC é uma grande ferramenta para isso”, completa Dudu Bertholini.

Com a provocação inaugural “Que moda, para qual mundo?”, o primeiro projeto do instituto é um módulo de pesquisa e criação que será oferecido gratuitamente a um grupo de 300 pessoas e também para os estilistes da Casa de Criadores.