Fotos: Getty Images

Os olhos de Nova York estavam voltados para Alexander Wang neste sábado (09.02), na temporada de inverno 2014 da semana de moda norte-americana. Wang é a bola da vez, já que todos estão ansiosos para ver sua estreia como diretor criativo da Balenciaga, substituindo Nicholas Ghesquiere.

Para a próxima estação, Wang foi fiel à sua veia esportiva – desta vez inspirada no universo do boxe. Os roupões usados pelos lutadores antes de entrar em cena são o ponto de partida da coleção, desconstruídos em trench coats, jaquetas e vestidos, além do capuz, que ganha versão justinha e de lã, com recorte específico para libertar o rabo-de-cavalo. O estilista surpreende ainda com as maxigolas, releitura inteligente de um roupão usado ao contrário (nas costas, portanto, está um bem-vindo decote). As faixas de amarrar na cintura viram origamis na modelagem esperta de Wang.

Wang é conhecido por criar acessórios hit a cada temporada. O melhor da vez é a luva, que imita o modelo usado pelos praticantes do esporte. Sem o recorte individual para os dedos, ela ganha versões de pele. Destaque ainda para os mocassins em versão birkin (com faixa no calcanhar) e o escarpin-ankle, que une dois clássicos em uma mesma peça.

Pelo formato quadrado da passarela, trilha com a canção Eye of the Tiger (tirada da saga Rocky, de Sylvester Stallone), e looks, a sensação que fica é a de uma luta vencedora em qualquer ringue fashion.